Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

publicidade

Elas por eles

09/03/2015 12:41

Dia da Mulher pra quê? Há quem considere importante ter uma data dedicada a ela. Seria oportunidade de falar de temas femininos que se perdem no emaranhado dos assuntos do dia a dia. Há quem julgue baita discriminação. "Cadê o Dia do Homem?", perguntam. "Ninguém sabe, ninguém viu", respondem. Mas cá está o 8 de março. Nada melhor que dar voz a uns e a outros. Com a palavra, elas e eles.

"Acredito que as mulheres mais felizes são as mulheres mais bonitas." (Audrey Hepburn)

"A mulher elegante está constantemente apaixonada… por si mesma." (La Rochefoucauld)

"Quando você vir uma mulher caminhando feliz, com a pele boa, sorridente, leve, plena, pode ter certeza: ela não está apaixonada." (Tati Bernardi)

"Adoro o luxo. E o luxo está não na riqueza e na opulência, mas na ausência da vulgaridade. Vulgaridade é a palavra mais feia da nossa língua. Eu mantenho-me neste jogo para lutar contra ela." (Coco Chanel)

"Glamour é aquilo que faz um homem pedir-lhe o número do telefone e uma mulher pedir-lhe o nome da sua modista." (Lily Dache)

"As grandes mudanças sociais são impossíveis sem a agitação feminina." (Marx)

"Se não consegue lidar comigo no meu pior, então também não me merece no meu melhor." (Marilyn Monroe)

"Plante o seu jardim e decore a sua alma em vez de ficar à espera de alguém que lhe traga flores." (Veronica Shofftstall)

"Não deixe entrar na sua vida pessoas que pesam." (Michelle Obama)

"Vista-se de forma descuidada e lembrar-se-ão do vestido; vista-se de forma impecável e lembrar-se-ão da mulher." (Coco Chanel)

"É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separa do homem. Só o trabalho poderá garantir-lhe a independência concreta." (Simone de Beauvoir)

"Você pode não ser o primeiro dela, ou o último dela, ou o único dela. Não importa se ela já amou outro antes. Se ela te ama agora, o que mais importa? Ela não é perfeita, nem você é, e vocês podem jamais formar um par perfeito. (Bob Marley)

"Eu entendo-me sempre melhor com uma mulher que com um homem. A conversa é sempre mais solta, mais descontraída." (José Saramago)

"Sou apreciador de mulher. Admiro-as. Mas, como todos os homens, não as entendo. (Frank Sinatra)

"A mulher é móvel por natureza." (Petrarca)

"A mulher só deve sair de casa em três ocasiões: no batizado, no casamento e na morte." (Padre Antônio Vieira)

"Deus criou o homem e descansou. Ao rever a obra, franziu o cenho e disse: `Não gostei´. Então, criou a mulher." (Anônimo)

"A mulher foi o segundo erro de Deus." (Nietzsche)

"As mulheres são seres humanos exatamente como os homens — iguais na capacidade de julgar e de cometer erros, se lhes derdes a mesma experiência do mundo e os mesmos contatos; na capacidade de realizar trabalho eficaz, de conservar a cabeça fresca, se lhe derdes o mesmo treino nos negócios; no descortino social, se não as trancardes em casa; e, finalmente, na capacidade de governar, pois, se as mulheres governassem o mundo, não poderiam talvez estabelecer maior confusão nele do que o fizeram os homens." (Lin Yutang)

Leitor pergunta

Uma é avó materna. A outra, avó paterna. Um é avô materno. O outro, avô paterno. Qual o plural dessa turma adorável?

Humberto Mascarenhas, Brasília

Elas são avós. Eles, avôs. Elas e eles, avós.

*

Adoro cinza. Quero, por isso, aprender o plural nota 10 da cor tão charmosa. Dê uma dica.

Serisa Betim, Porto Alegre

Na concordância, cinza se mantém invariável. A razão: a locução cor de não aparece, mas está presente: terno (cor de) cinza, ternos (cor de) cinza, blusa (cor de) cinza, blusas (cor de) cinza.

PESQUISA DE CONCURSOS