Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

publicidade

O milagre de Huck e Angélica

27/05/2015 10:30 | Atualização: 27/05/2015 10:34

Que susto! Mãe, pai e três filhos estão no ar. Com eles, duas babás. No comando, dois pilotos. De repente, o avião apresenta problemas. Poderia cair, mas a perícia do comandante salva a turma. Ufa! "Passamos por um milagre", disse o casal em nota divulgada à imprensa.

Milagre? A palavra tem história curiosa. Ela nasceu do verbo mirar. Em latim, o dissílabo tem muitas acepções. Além de fitar, encarar, observar, tomar como alvo, significa admirar-se, contemplar. Milagre é maravilha que vai contra as leis da natureza, espetáculo digno de mirar. Miraculoso, mirante, miragem pertencem à mesma família.

A letra

O avião pousou em fazenda mato-grossense. Angélica posou com o marido ao deixar o hospital. Viu? Uma letra faz toda a diferença.

Pontos nos ii
Angélia, Luciano & cia. estavam no Pantanal. Terminadas as gravações, voltavam pra casa. Ops! O avião teve crise de mau humor. Estava em Mato Grosso do Sul. O pouso forçado virou notícia. O estado também. Foi aí que o bicho pegou. Muitos disseram "no Mato Grosso do Sul". Valha-nos, Deus! Xô!

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul jogam no time de Goiás. Dispensam o artigo. Nota 10 para: Sou de Goiás. Sou de Mato Grosso. Sou de Mato Grosso do Sul. Nasci em Goiás. Nasci em Mato Grosso. Nasci em Mato Grosso do Sul. Moro em Goiás. Moro em Mato Grosso. Moro em Mato Grosso do Sul.


Tira-teima

Como saber se o nome do estado se usa com ou sem artigo? É fácil como andar pra frente. Basta consultar o dicionário. A resposta está no adjetivo. Ao procurar goiano, mato-grossense ou mato-grossense-do-sul, por exemplo, o verbete dirá natural ou originário de Goiás, de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. De é preposição pura. Sem artigo.

Todos ou nem todos

Quer ganhar um bombom Godiva? Então faça a questão que se segue.

Angélica e Luciano têm três filhos — Joaquim, Benício e Eva. Com base na informação, escolha as frases em que a vírgula merece nota 10:

a. Angélica saiu acompanhada dos filhos Joaquim, Benício e Eva.

b. Angélica saiu acompanhada dos filhos, Joaquim, Benício e Eva.

c. Angélica apareceu com os filhos Joaquim e Eva.

d. Angélica apareceu com os filhos, Joaquim e Eva.

e. A filha do casal Angélica e Luciano Eva não sofreu nada.

f. A filha do casal Angélica e Luciano, Eva, não sofreu nada.

E daí?
Marcou b, c, f? Acertou. Você sabe distinguir termo explicativo e termo restritivo. A chave da equação está na totalidade e na parcialidade. O explicativo funciona como aposto. Sem ele, a gente descobre a informação no Google. É o caso das frases b e f:

Angélica saiu acompanhada dos filhos, Joaquim, Benício e Eva.

(A vírgula diz que Angélica só tem os três filhos citados. Nota 10. Sem a vírgula, o recado seria outro. Angélica teria mais.)
*

A filha do casal Angélica e Luciano, Eva, não sofreu nada. (A vírgula diz que o casal só tem uma filha. Certo? Certo. Os outros dois são menininhos.)

*

Agora, analise a frase c:

Angélica apareceu com os filhos Joaquim e Eva.

(Palmas, muitas palmas. Angélica não saiu com os três filhos. Saiu só com dois. Sem citá-los, não há Google que adivinhe. Joaquim e Eva são termos restritivos. Sem vírgula.)

Leitor pergunta
Em "da primeira a quinta posição" ocorre crase? Posição ou posições?

Wallace, Montes Claros-MG

A dúvida se refere a casalzinho da língua — da…à. O primeiro par (da) é formado de preposição (de) mais artigo (a). O segundo vai atrás: da primeira à quinta posição, da página 5 à página 12, da quadra 6 à quadra 9, da primeira à sétima série.

Reparou? O numeral não interfere na flexão do substantivo. Daí o singular de posição e série.


PESQUISA DE CONCURSOS