Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

publicidade

Com malícia

06/07/2015 10:08 | Atualização: 06/07/2015 10:13

A GloboNews anuncia especial para julho. “Fomos a Brasília ver as maiores quadrilhas do país”, diz de olho no duplo sentido. Em seguida, completa: “Não, não é isso. Trata-se do maior arrasta-pé do país”. O texto joga no duplo sentido da palavra quadrilha. Ao se referir à capital da República, lembra as roubalheiras praticadas por Suas Excelência. Ao falar em arrasta-pé, traz à luz a tradicional festa que tem 1.001 nomes.

Entre eles, o Aurélio cita arrastado, bate-chinelo, bate-coxa, bate-pé, bochinche, bochincho, bachinche, biqueiro, chinfrim, choro, fobó, forrobodó, forró, fuzo, gafieira, rala-bucho, samba, serra-osso, sorongo, surungo, sumpes, sovacada, subacada. Ufa! A popularidade impõe desatar dois nós. Um deles: o plural de arrasta-pé. O outro: a origem do duplo sentido explorado pela tevê

Mais de um

Arrasta-pé joga no time de guarda-chuva, puxa-saco e rala-bucho. Substantivo composto formado de verbo + substantivo, adota a lei da boa-vida. Só o nome vai para o plural. O verbo fica no bem-bom, dormindo em berço esplêndido: arrasta-pés, guarda-chuvas, puxa-sacos, rala-buchos.

Senhor quatro

O numeral quatro formou senhora família. Entre os membros, quadrilha. Quando nasceu, o substantivo designava grupo de quatro pessoas. Depois, ganhou espaço. Passou a significar grupo de quatro integrantes, humanos ou não humanos. É o caso de esquadra (navios), esquadrilha (aviões), quadra (estrofe de quatro versos), quadrado (quatro lados), quadruplicar (multiplicar por quatro). E por aí vai.

Quadrilha é dança pra lá de popular nas festas juninas. Ganha destaque em junho e julho. Depois se recolhe. Soma forças e cores pra brilhar no ano seguinte. Quadrilha é, também, grupo de ladrões, malfeitores, bandidos. Nessa acepção, faz a festa. Sem ligar para o número de componentes, deita e rola nas 24 horas dos 365 dias do ano.

Por falar em quadra...
“A quadra é vaso de flores que o povo põe à janela da alma”, escreveu Fernando Pessoa. É dele esta joia:

“O poeta é um fingidor
Finge tão completamente
Que é capaz de fingir que é dor
A dor que deveras sente.”

***

Pela simplicidade, a quadra tem lugar cativo nas cantigas de roda. Eis um exemplo:

“O cravo brigou com a rosa
debaixo de uma sacada
o cravo saiu ferido
e a rosa, despedaçada.”

Roldão Simas Filho ensina
“Os fiéis que iam a Roma eram denominados romeiros. Daí romaria, o ato de ir a Roma. Os que tomavam o rumo de Jerusalém eram os palmeiros por levarem uma folha de palmeira, símbolo da caminhada. Os que se dirigiam a Compostela eram chamados peregrinos, ou seja, os que atravessam o campo (per +agro). Compostela vem de campos de estrelas, visão de uma chuva de estrelas que deu origem à peregrinação do Caminho de Santiago.

Sem inocência
“Eu quero saudar a mandioca”, disse a presidente Dilma em delírio ufanista. A frase ganhou comentários em Europa, França e Bahia. Facebook, Twitter, Instagram & cia. internauta lhe deram asas e ela voou. Mas não faltou quem confundisse Germano com gênero humano. Trocou o u pelo l. A letra fez a diferença:

Saudar = cumprimentar: Os alunos saudaram o professor. O palestrante saudou os presentes.
Saldar = pagar, liquidar dívidas: Vendeu a casa para saldar a dívida que só aumentava por causa dos juros.

Leitor pergunta
Na coluna de quarta-feira, leitora fez consulta sobre taxativo com ch. Em resposta, a senhora disse que o dicionário só registra taxativo. Sem objeção. Entretanto, bem que a senhora poderia dar continuidade à lição e explicar que os dicionários registram taxar e tachar. Que tal?

Henrique, Pedro Leopoldo

Leitor manda, Henrique. Vamos lá?

Professores ensinam aos alunos:

Tachar = qualificar negativamente: Tachou-o de traidor.
Taxar = estipular, fixar taxas: O governo taxou produtos antes isentos.

Os dicionários vão além. Aceitam taxar nos dois sentidos. Na lição, os mestres seguem a história da mulher de César. Ela, diziam os romanos, não deveria ser apenas honesta. Deveria parecer honesta. A língua, pensam os professores, não deve ser só correta. Deve parecer correta.

 

Dad Squarisi 


PESQUISA DE CONCURSOS