Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Democracia pra gente pequena e gente grande

'A democracia é o governo do povo, pelo povo, para o povo.' Abraham Lincoln

07/10/2018 09:30 | Atualização: 16/10/2018 16:11

Dad Squarisi

Há muitos e muitos anos, nasceram duas crianças. Uma recebeu o nome de Demo. A outra se chamou Cracia. Ambas eram gregas. Na língua delas, os dois nomes têm um significado. Demo quer dizer povo. Cracia, governo. O tempo passou. Um dia, Demo encontrou Cracia. Eles sorriram um para o outro. Conversaram. Paqueraram. E não deu outra. Casaram-se. Juntos, viraram o casal Democracia.


Eles tiveram muitos filhos. Os filhos lhes deram um montão de netos. Os netos os presentearam com uma infinidade de bisnetos. A família ficou enorme. Quando todos estavam reunidos, podiam encher a catedral. O clã tinha um jeito especial de viver. Em casa, ninguém brigava. Os sabidos faziam eleição para tudo. A sobremesa seria pudim ou sorvete? Todos votavam. Ganhava a maioria. A meninada ia à piscina ou ao parque? O voto decidia.

A moda pegou. Muitos países copiaram o exemplo. Se alguém quer ser senador, deputado, vereador, prefeito, governador ou presidente, tem de participar de eleição. O povo vota. Ganha quem tiver a preferência de mais gente. É a democracia – o governo do povão. Viva!  

Eles disseram

  • “Ninguém pretende que a democracia seja perfeita ou sem defeito. Tem-se dito que a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos.” (Winston Churchill)

  • “Um boletim de voto tem mais força que um tiro de espingarda.” (Abraham Lincoln)

  • “A democracia precisa da virtude se não quiser ir contra tudo o que pretende defender e estimular.” (João Paulo II)

  • “A democracia surgiu quando, devido ao fato de que todos são iguais em certo sentido, acreditou-se que todos fossem absolutamente iguais entre si.” (Aristóteles)

  • “Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim.” (Millôr Fernandes)

  • “Democracia serve para todos ou não serve para nada.” (Betinho)

  • “O amor da democracia é o da igualdade.” (Montesquieu)

  • “Os verdadeiros democratas não são aqueles histéricos que exigem isto e reivindicam aquilo, que dizem que precisamos de não sei que e que vamos todos morrer estúpidos se não fizermos não sei que mais. São os que vivem e deixam viver. São os que respeitam as opiniões, as excentricidades e as manias dos outros, sem ceder à tentação de os desconvencer à força.” (Miguel Esteves Cardoso)

Eleição é…

Escolha. A palavra vem do latim electione. Entre duas ou mais criaturas, escolhe-se uma. Ou, se preferir, elege-se uma. 

 

Por falar em eleger…

Eleger é verbo generoso. Tem dois particípios. Um regular: elegido. O outro irregular: eleito. Quando usar um ou outro? O compridão acompanha os auxiliares ter e haver. O curtinho, ser e estar: Os brasileiros haviam (tinham) elegido candidato pouco conhecido. O candidato foi (está) eleito.

Bonito, não? Mas eleger vai além. Permissivo, aceita o particípio irregular com ter e estar: Os brasileiros tinham eleito candidato pouco conhecido. 

Leitor pergunta

De onde veio a palavra voto?
Ciro Bento, BH

A palavra voto tem duas acepções e duas origens. A primeira veio do latim votum. Quer dizer promessa, desejo. O padre faz voto de castidade. Os noivos, voto de amor eterno. Os padrinhos, voto de batismo. Os amigos, votos de feliz Natal.

A segunda tem sentido político. Nasceu do inglês vote. Significa sufrágio, votação. É a maneira de expressar a vontade ou opinião num ato eleitoral ou numa assembleia: No Brasil, o voto é secreto. Muitos criticam o voto obrigatório. Ainda existe voto de cabresto? O síndico ganhou por um voto. O voto é a arma do eleitor.


PESQUISA DE CONCURSOS