Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Siglas pra dar, vender e emprestar

''O amor é mais precioso que a vida; a honra, mais preciosa que o dinheiro. Mais preciosa que ambos é a palavra dada.'' Spencer

25/09/2019 08:00 | Atualização: 10/10/2019 15:21

Dad Squarisi

As vedetes da semana? Elas mesmas — as siglas. É ONU pra cá, PEC pra lá, PL pracolá. Bolsonaro falou na ONU. O Senado vota a PEC da Previdência. A Câmara discute o PL de Sérgio Moro. PMs matam e morrem no Rio. O JN comemora 50 anos.

Viu? As letras que substituem palavras fazem parte da linguagem moderna. Curtinhas, elas exigem menos tempo para serem pronunciadas e menos espaço pra serem escritas. Oba! Na era da internet, a rapidez é a ordem. Por isso, a comunicação obedece a duas regras. Uma: menor é melhor. A outra: menos é mais.

Algumas siglas são pra lá de conhecidas. Às vezes, mais familiares que o nome por extenso. Mas nem todas frequentam a intimidade dos brasileiros. Se não forem de cama e mesa, traduza-as. Diga com todas as letras o que significam. O leitor agradece. O ouvinte também:

Proposta de emenda à Constituição — PEC

Projeto de lei — PL

Companhia Docas do Estado de São Paulo — Codesp

Ferrovia Norte-Sul — FNS

Grafia

Se as siglas frequentam nosso dia a dia sem pedir licença, manda o bom senso conviver com os serezinhos tão familiares de forma civilizada. Como? Grafe:

1. Todas as letras maiúsculas em duas ocasiões:

    1.1. Se a sigla tiver até três letras: PM, ONU, UTI, OEA, PAC

    1.2. Se as letras forem pronunciadas uma a uma: INSS, BNDES, PNDE

2. Só a inicial maiúscula nos demais casos: Detran, Otan, Anvisa

Flexão

Sigla tem plural? Tem. Basta acrescentar um essezinho no fim da reduzida. Nada de apóstrofo, por favor: PMs, DVDs, CDs, UTIs, Detrans.

Por falar em PL 

Para tornar-se lei, o projeto de lei (PL) precisa da sanção (aprovação) do presidente. O presidente sanciona a lei. O contrário? É vetar. Se o Congresso quiser, derruba o veto.

Sem confusão

Misturar é proibido. Sanção, com ç, é aprovação. Sansão, com s, é o personagem bíblico. Ele mesmo — o par da Dalila. Lembra-se da história? Sansão concentrava todo o poder no cabelo. Por isso, não podia cortá-lo. Mas... contou o segredo a Dalila. Indiscreta, ela o passou pra frente. Deu no que deu.

Como Pilatos

Expulsaram o latim da escola. Não adiantou. Ele continua presente no dia a dia. É o caso de sic. As três letrinhas significam assim, desse jeitinho. Vêm entre parênteses depois de palavra com grafia incorreta, desatualizada ou com sentido inadequado ao contexto.

Com elas, fica claro que a pessoa não tem nada a ver com a barbaridade. Quer um exemplo? Ei-lo: “A paralização (sic) das universidades é ideológica”, disse o ministro da Educação. Sua Excelência se esqueceu de pormenor importante. Paralisação se escreve com s.

Xô, pleonasmo

O Brasil é potência agrícola. Por isso a palavra safra faz parte do vocabulário de autoridades e gente como a gente. Volta e meia, ouve-se “safra agrícola”. Ops! Baita pleonasmo. Toda safra é agrícola. O adjetivo sobra. Xô! Se quiser especificar, diga o produto: safra de arroz, safra de feijão, safra de grãos.

Leitor pergunta

Como jornalista e revisor de texto, coloco à sua apreciação uma questão que considero das mais polêmicas: a utilização da palavra natureza. Em todas as minhas revisões, utilizo Natureza com inicial maiúscula. Quanto ao outro significado, "Sua natureza é fazer o bem" etc., sempre com letra minúscula. Por favor, sua opinião. 
José Luiz Carbone, Santos

Modernamente, José Luiz, usa-se sempre letra inicial minúscula: Na primavera, a natureza se cobre de flores. A natureza fez o pavão a mais bela das aves. Provocar polêmicas é da natureza da família Bolsonaro.

PESQUISA DE CONCURSOS