Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

publicidade

Currículos

29/05/2014 19:35 | Atualização: 29/05/2014 20:08

Hoje falarei um pouco sobre currículos e da importância de se ter mais a oferecer que um papel contendo seu histórico de trabalho. O currículo, quando bem feito, pode demonstrar não apenas sua aptidão para uma determinada tarefa, como pode ser o convite para novas experiências e oportunidades. Nos concursos, especialmente de nível superior, um bom currículo pode proporcionar, por exemplo, adicionais salariais ou, ainda, direcioná-lo para o setor ou função que mais se adéqua ao seu perfil.

Não obstante, sei de muita gente que mente no currículo, e vez ou outra pegamos gente fina fraudando dados na plataforma Lattes ou em mentiras menos públicas, mas igualmente reprováveis. O gozado é que já vi gente sendo contratada por causa do curriculo vitae e demitida por causa da falta do currículo espiritual, ou seja, da competência e experiência que se ganha ao obter as linhas que se escrevem no currículo de papel, ou digital, se for o caso.

Você pode ter o melhor currículo do mundo, mas não despreze a sorte e, muito menos, a boa conduta. Em meu livro As 25 leis bíblicas do sucesso, comento sobre pecados e leis que, quando utilizadas levam ao sucesso profissional e financeiro e também falo sobre a sorte. A Bíblia diz que é a sorte que faz a escolha entre poderosos. Todos que gostam de futebol conhecem a expressão "sorte de campeão", e Nelson Rodrigues chamou a sorte de "bola vadia", que pode mudar o resultado de um jogo de campeonato. Salomão, o homem mais sábio que já viveu, disse que a sorte acontece a todos, e que ela pode mudar tudo.

Enfim, quero estar pronto quando a sorte sorrir e quero que você também esteja. Desejo - no que depender de mim - fazer do meu currículo, o melhor possível para apresentar quando for preciso. Mas não apenas o de papel, também quero ter bem preparado o da alma e torço para que você também esteja trabalhando neste. Portanto, prepare seus currículos e boa sorte, nos concursos, na carreira, na vida pessoal e profissional.

PESQUISA DE CONCURSOS