Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Dicas para a prova oral

31/10/2014 12:22

Não raro nos deparamos com vídeos que são propagados por redes sociais e correntes de e-mails incitando o debate de temas polêmicos que fazem parte do cotidiano de nossa sociedade. Mesmo não concordando com tudo o que os formadores de opinião declaram em seus pronunciamentos, devemos bater palmas e reconhecer o brilhantismo dos que conseguem estruturar suas teses de maneira clara e objetiva, mesmo que no pouco tempo que dispõe, apresentando uma argumentação segura, o que, perante uma banca examinadora, é meio caminho andado para a aprovação.

O falar bem exprimindo corretamente o conhecimento ou a informação é uma arte e, como toda arte, possui princípios fundamentais e norteadores que podem ser aprendidos e treinados para que se desenvolva uma técnica cada vez mais eficiente. Listarei, a seguir, uma série de conselhos para que você possa aprimorar sua oratória.

Sim, aprimorar sua oratória. Você já é capaz de fazer um discurso, mesmo que não saiba disso, e, o primeiro passo para fazê-lo com desenvoltura, é, justamente, ACREDITAR NA SUA CAPACIDADE. A insegurança é um dos principais inimigos do bom orador. É preciso combater a timidez e a inibição para chegar a uma boa exposição.

A tensão de falar em público faz parte do conjunto de sensações próprias da exposição, é natural. Até os palestrantes mais experientes se sentem tensos, mas o que marca um bom apresentador é a maneira com a qual ele lida com a pressão. TER CONVICÇÃO EM SEU PONTO DE VISTA é essencial para estar mais tranquilo em relação ao debate e para isso, é fundamental que o assunto tenha sido previamente estudado e compreendido, falarei sobre isso mais a frente.

VESTIR-SE DE MANEIRA APROPRIADA PARA O AMBIENTE também ajuda na sua credibilidade e aumenta a atenção do ouvinte. Não é pertinente aparecer para a prova oral de um tribunal, por exemplo, com as roupas casuais que utilizaria para ir a um churrasco, ou aparecer no churrasco de terno e gravata. Cada lugar, um código de vestuário.

Uma prova oral que aborde a mesma temática, quando prestada para diferentes instituições, ou seja, diferentes bancas examinadoras, também vai exigir enfoques e argumentos diferentes, portanto, CONHEÇA SUA AUDIÊNCIA. Em meus livros sugiro que, antes de uma prova, o candidato pesquise sobre a banca, leia seus artigos e obras publicadas e esteja integrado com a forma de pensar de seus integrantes, dessa forma minimiza a margem de erro na hora de estabelecer sua argumentação.

SABER SOBRE O QUE ESTÁ FALANDO. Um dos maiores critérios de desempate entre os candidatos é o conhecimento sobre o assunto. Aquele candidato que fala muito bem, mas com pouco conteúdo, pode ser ultrapassado por alguém que fale apenas bem, mas que domine totalmente a área de conhecimento e saiba expressá-la de modo coerente e objetivo. Estude com afinco, saiba posicionamentos divergentes e procure formular sua fala com argumentos sólidos.

Falando em objetividade, o conselho mais importante é: SEJA BREVE. Muitas digressões dispersam o público que, perdido em devaneios, não vai dar a atenção devida ao seu discurso e você quer o público ali e atento.

Para se aprofundar nas técnicas de oratória de diferentes discursos existem muitas obras e muitos bons autores. Em meu livro Como Falar Bem em Público, em coautoria com Rogério Sanches Cunha e Ana Lúcia Spina, são apresentadas outras dicas e técnicas e leis para o sucesso de sua fala; também disponibilizo gratuitamente em meu site materiais adicionais sobre o tema e palestras com dicas.

PESQUISA DE CONCURSOS