Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Aptidão Física

19/12/2014 12:06

É frustrante investir tempo e dinheiro na preparação teórica, passar no concurso e ver sua vaga ir embora no teste de aptidão física - TAF. E isso, infelizmente, acontece com uma frequência muito grande. É comum que os candidatos se preocupem muito mais com as provas teóricas do que com seu condicionamento físico, acontece que quando aprovados os candidatos não têm tempo hábil para se preparar para provas de esforço ou de aptidão física. Não foram poucas as vezes que vi essa história se repetir.

Com índices que chegam a 25% de reprovação, pode-se dizer que esta “disciplina”, sozinha, é responsável pela reprovação de mais candidatos do que qualquer outra. Mas, por que esse elevado índice de reprovação? O que é exigido, ao que parece, é perfeitamente realizável. Por que os candidatos não logram êxito em uma etapa tão “simples”? O problema é que não há como enganar a natureza, ou seja, ninguém faz milagres na preparação física. Não existe massa muscular instantânea, muito menos fôlego.

O problema da falta de exercício ainda é mais sensível se levarmos em conta que um candidato sedentário é muito menos produtivo do que aquele que pratica alguma atividade física. Isso se aplica não só às questões de saúde e estresse, mas também ao próprio desempenho intelectual, uma vez que o cérebro precisa de oxigenação para funcionar bem.

Qual seria o tempo ideal para preparação física? Segundo especialistas, é preciso levar em conta um dos princípios básicos da Educação Física, o Princípio da individualidade biológica. Cada pessoa possui características físicas e psíquicas próprias, o que nos obriga a realizar diferentes programas de condicionamento físico para cada indivíduo. Da mesma forma que você teve de adequar técnicas de estudo ao seu estudo, você tem de adequar exercícios ao seu tipo físico. É um consenso, no entanto, que se começa a observar mudanças com uma preparação de, no mínimo, três meses, com frequência de três vezes por semana, para que possamos ter um ganho considerável e obtenhamos êxito na prova de capacitação física exigida em concurso.

Logo, posso acrescentar que, se você está pensando em um concurso que exige aptidão física, ou se quer ter mais saúde para estudar e para viver, deve iniciar um programa de exercícios físicos para ontem. Mas, antes de iniciar o programa de treinamento, faça um exame médico e procure orientação adequada. Seja como for, não procrastine nesse tema, pois o custo pode ser muito alto.

PESQUISA DE CONCURSOS