Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Otimize-se!

31/07/2015 16:41

William Douglas

Os concursos públicos constituem uma ótima alternativa para obtenção de estabilidade e boa remuneração. Em consequência desse fenômeno, os cursos preparatórios e as listas de inscritos nos certames estão, a cada dia, mais abarrotados. Apesar disso o que vemos é um número estável de aprovados quando o esperado seria um número crescente. Uma explicação é a baixa qualidade do ensino e a despreocupação das pessoas com as técnicas de aprendizagem. A principal solução que vejo para esse problema reside na capacidade de o concurseiro otimizar o seu estudo.

A otimização do estudo, ou “aprender a aprender”, é como “ler o manual” da máquina mais complexa que temos, o nosso cérebro, o que consiste na constante revisão do que faz bem para ele, além de focar naquilo que é verdadeiramente um diferencial, como a qualidade do aprendizado e não a quantidade. Há quem estude 12 horas por dia e tenha um resultado prático inferior ao de outra pessoa que estuda apenas uma hora por dia. O processo de otimização permite, por exemplo, estudar por uma mesma quantidade de horas, obtendo-se um considerável ganho em agregação de novos conhecimentos.

O mais interessante é que serve para todos, posto que a inteligência pode ser aperfeiçoada, independente do seu quociente intelectual (QI). O fato é que é possível aprender a ser mais inteligente, bem como a desenvolver espécies diferentes de inteligência, bastando, para isso, certo esforço. Caso contrário, continuaremos lidando com um número de aprovações que poderia ser muito melhor.

Dicas de otimização
1. Para aprimorar a memória, utilize imagens mentais, ícones e revisões constantes. Marcar, grifar e repetir são boas técnicas de “etiquetação” mental.

2. Para otimizar o tempo, monte e respeite, o máximo possível, seu quadro horário. Aproveite horários “vagos” para estudar. Trânsito, banheiro e ônibus são santuários do saber.

3. Faça pausas! A cada hora de estudo, pare por 10 ou 15 minutos. Aproveite para ir ao banheiro, pegar água e se alongar nesse intervalo.

4. Fuja de TV e telefone durante suas pausas!

5. Faça uma redação por dia e, no dia seguinte, corrija a anterior. Com isso, você treinará sua redação para economizar tempo na hora da prova e poderá aprimorar seu texto.

6. Se possível, deixe a leitura de e-mails e redes sociais apenas para sua hora de descanso.

7. Monte um banco de dados de questões. Dessa forma você não precisará interromper seu estudo para procurar por questões de uma ou de outra disciplina.

8. Costumo sugerir que a véspera de prova seja um dia de descanso. Isso reduz a ansiedade e tranquiliza o candidato.

9. No dia da prova, antes de iniciá-la, divida seu tempo, separando alguns minutos para preencher o cartão de respostas.

10. Independente do resultado da prova, se você for continuar estudando, refaça as questões recorrendo aos livros da matéria.

PESQUISA DE CONCURSOS