Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

publicidade

Rotina é tudo!

26/10/2015 10:45

William Douglas

Hoje comentarei sobre uma das formas possível de administrar bem o tempo que consiste em criar uma rotina de atividades. Durante a preparação para as provas não raro experimentamos a pressão dos prazos e aquela sensação de absoluta falta de tempo para estudar e dar conta de todas as outras atividades que realizamos. Essa sensação é benéfica, uma vez que funciona como termômetro do nível de comprometimento com o que desejamos, mas, quando começa a prejudicar os estudos, é hora de pisar no freio e descobrir uma maneira melhor de administrar as pressões e suas atividades para, com isso, voltar aos trilhos do preparo.

Não comentarei sobre adiar atividades ou estabelecer prioridades – o que também são técnicas eficazes de administração do tempo – mesmo sabendo que quando se fala em adiar atividades não raro as pessoas pensam em suprimir algumas horas de sono, se distanciar de amigos e família ou cortar os momentos de atividade física, o que não é o caminho ideal. No lugar, falarei sobre como distribuir suas atividades em uma rotina.

Dizem que se você deseja criar ou modificar um hábito é necessário implementá-lo por 30 dias seguidos, eu, particularmente, acho mais fácil visualizar seus hábitos para começar a modificá-los. Obviamente estou falando aqui em horário de estudo e não em hábitos alimentares, por exemplo, mas é válida a comparação. Uma boa forma de confrontar sua rotina é montar um quadro horário com os tempos previstos para cada atividade e trabalhar dentro dele, encontrando tempo para desenvolver cada uma das tarefas pretendidas.

Você notará que existem alguns espaços que são, a priori, mal aproveitados, o tempo no trânsito é um exemplo. No entanto, existem maneiras de aproveitar este período uma delas é levar sempre um livro ou audiolivro que sirva de apoio ao seu estudo e/ou gravar a matéria em MP3 para ouvir no percurso. Com isso, o tempo passa a ser aproveitado e conta como parte da rotina de estudos.

Ter uma rotina de estudos otimizada é um primeiro passo para o sucesso em sua caminhada nos concursos. Portanto, comece desde já a exercitar o gerenciamento do seu tempo e tenha em mente que a preparação para concursos envolve não apenas estudo, mas também compromisso e organização!

PESQUISA DE CONCURSOS