Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

publicidade

Quatro dicas para escolher um bom livro ou apostila

20/06/2016 14:58 | Atualização: 20/06/2016 15:04

William Douglas

Antonio Cunha/Esp. CB/D.A Press
Aqueles que desejam ser aprovados em concursos públicos costumam ser rodeados de dúvidas e incerteza, uma delas reside na escolha do curso preparatório ou material de estudo. O bom material de estudo, seja ele um livro ou apostila, deve, antes de mais nada, ter boa qualidade e nem sempre é tão simples definir a qualidade do produto que temos em mãos. A coluna de hoje traz dicas e cuidados a serem tomados na hora de adquirir livros e apostilas para o estudo.

Um dos primeiros pontos a serem levados em consideração é quem é o autor da obra. Citar doutrina e juntar questões pode ser feito por qualquer um. O concurseiro, todavia, deve procurar na biografia e no currículo do autor a experiência que o mesmo tem em provas e concursos e na realização de concursos. Ele é da área? É professor de cursinhos? Há quanto tempo? Ele é indicado por cursos e fóruns especializados? Essas são algumas das questões que o concurseiro deve levar em conta na hora de adquirir o material. Ter canais de comunicação com o autor e depoimentos sobre a obra, também são boas referências para aquele material.

Outra questão interessante, mas que nem sempre é levada em consideração é a diagramação da obra. “Mas o que é diagramação?”, você pode estar se perguntando. Diagramação é o conjunto dos elementos que compõe o livro/apostila e como eles estão dispostos, ou seja, a letra que foi escolhida, se o livro está em uma ou duas colunas, se existe espaço entre as linhas etc.

A diagramação é um dos grandes segredos para que haja o aprendizado. De maneira geral, as letras precisam ser grandes o suficiente para que uma pessoa com visão perfeita consiga ler sem esforço, ainda sobre a letra o ideal é que em um livro ou apostila impressos usem uma letra serifada, ou seja, uma letra que lembre a letra cursiva e não uma letra bastão que causa desconforto visual.

Além disso, o espaço entre as palavras e as linhas também deve ser razoável e, claro, é preciso que a obra tenha margens agradáveis, pois um livro cujo conteúdo está muito perto das bordas torna-se cansativo e a produtividade do estudo seriamente prejudicada.
Uma boa diagramação pode encarecer livros e apostilas, mas vale a pena investir em livros e apostilas com boa diagramação, mesmo que um pouco mais caros, pois isto fará um grande diferença na hora de estudar.

Um dos mais importantes cuidados ao comprar algum livro é verificar se ele está atualizado. Se você não souber identificar este precioso detalhe, peça ajuda a um colega mais experiente ou ao seu professor no cursinho ou faculdade. A legislação brasileira muda muito rapidamente e comprar um livro desatualizado é jogar dinheiro fora e... pior, estudar errado. Portanto, atente para a atualização da obra, ou se for adquirir a obra sabendo que está um pouco desatualizada, faça o que for necessário para contornar a desatualização. Acrescente páginas com o texto atualizado, atualize manualmente o texto incorreto etc.

Por último, mas não menos importante, o preço do livro. Todos preferem um livro mais barato, até porque as despesas com concursos são grandes, não apenas em relação aos livros, mas o curso, as próprias inscrições. No entanto, o concurseiro inteligente e perspicaz é aquele que procura a melhor relação custo X benefício. Em quase nada na vida o mais barato é, necessariamente, a melhor opção. Ao se fazer o levantamento de preços de um serviço, por exemplo, você encontrará preços mais altos e, provavelmente, escolherá aquele que está no meio ou até o mais caro que ofereça os melhores benefícios. Em livros e apostilas não deveria ser diferente. Material de estudo é investimento e não gasto, portanto, analise com cuidado a obra e se ela se apresentar a melhor opção (um autor de peso, uma boa diagramação, atualizado) o valor a mais será revertido em uma preparação de maior qualidade.

Esperamos tê-lo ajudado nessas, que são questões importantes a serem levadas em consideração na hora da escolha do livro ou apostila que você irá utilizar em seus estudos.

PESQUISA DE CONCURSOS