Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Transformando sonho em aprovação

25/12/2016 09:00 | Atualização: 28/12/2016 11:08

William Douglas

Transformando sonho em aprovação

O Natal se aproxima e, com ele, o fim do ano. Por isso, falarei sobre o que fazer para usar esse período a seu favor no que diz respeito a concursos. O final de ano é um período em geral difícil para os concurseiros, pois a maioria fica pensando que mais um ano se foi e “ainda não fui aprovado!”. As cobranças aumentam, os concurseiros não sabem se descansam ou se fazem uma revisão da matéria que estudaram nos últimos anos naquele intervalo entre as confraternizações e os presentes a comprar. 
 
Particularmente, discordo de todos que acham que os “resultados não chegaram”. Para mim, alguém estudando, alguém na estrada, já é resultado. Como digo no Como Passar em Provas e Concursos, alguém no 30º km de uma maratona já é um maratonista, mesmo que não tenha concluído a corrida. Então, se você ainda não passou, mas está estudando e fazendo as provas – qualquer que sejam os resultados que estão sendo obtidos –, você é batalhador e está andando na direção certa.
 
Todos cobram a virada de mais um ano sem aprovação, e em “todos” incluímos nós mesmos, que “já não aguentamos mais isso”. Mas se tem alguém que pode, e deve aguentar um pouco mais, é você. Pode ser e parecer difícil, mas tomo a liberdade de agradecer por não ter desistido, e dizer que você é um vencedor por continuar tentando e se preparando com afinco. Não é porque o ano está virando que você é menos vencedor, ao contrário. Este é um projeto de médio a longo prazo e esta virada apenas confirma que você está jogando o jogo. Se não desanimar, reorganizar, comemorar, seguir em frente, fizer o que tem que ser feito... a vitória final chegará.
 
Se você quer um bom natal, escolha se tornar consciente de suasescolhas e fazer as melhores, ou seja, aquelas que você sabe que serão as sementes do que você quer colher.
 
Se você quer um bom ano novo, escolha se transformar em um concurseiro equilibrado e disciplinado. Parece clichê, e talvez seja, mas é a verdade, e por isso vem sendo repetido. Mas onde reside, afinal, a diferença entre o clichê e a verdade, entre o desejo e a aprovação? Na prática! Quando colocamos as mãos na massa, estamos transformando a ideia em verdade, o desejo em realidade, o sonho em aprovação.
Fazer seu quadro-horário, faça exercícios, abra mão dessa “tara” de ter de passar logo e entenda a dimensão do projeto. Se ficar em dúvida, lembre-se do meu “mantra”: concurso não se faz para passar, mas até passar. É preciso estudar, fazer questões, revisar, fazer provas. Mas você já sabe isso tudo, só é preciso pôr em prática e nada melhor que a virada do ano para isso.
 
Aproveite essa oportunidade e renove suas energias, inicie um novo ciclo, entre no ano que está para começar com a certeza de que todo o esforço vale a pena. A você, um bom natal e um 2017 repleto de conquistas e superações.

PESQUISA DE CONCURSOS