Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Superior Tribunal de Justiça convoca candidatos a técnico e analista para provas

Os locais de realização dos exames estarão disponíveis a partir do dia 21 deste mês no site da banca

16/09/2015 16:10

Sílvia Mendonça

Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
O Superior Tribunal de Justiça liberou, nesta quarta-feira (16/9), os horários e locais de aplicação das provas objetivas e discursivas. A etapa ocorre em 27 de setembro, às 8h, para candidatos ao cargo de analista (com 4h30 de duração), e às 15h, para concorrentes ao posto de técnico (com 3h30 de duração). Os locais de realização dos exames estarão disponíveis a partir do dia 21 deste mês, na página do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Ao todo, foram abertas 65 oportunidades de níveis médio e superior. De acordo com o edital, os salários variam de R$ 8.803,97, para nível superior, e R$ 5.365,92, para nível médio. As provas, com 120 questões de certo e errado, serão aplicadas apenas no Distrito Federal.

Serão cobrados, dos candidatos a analista, conhecimentos em língua portuguesa; noções de direito constitucional e administrativo; regimento interno do STJ; inglês e noções de informática (para cargos específicos); noções de sustentabilidade e conhecimentos da área.

Dos inscritos a técnico judiciário, por sua vez, serão cobradas as disciplinas de língua portuguesa; noções de informática, inglês, raciocínio lógico e noções de direito administrativo (para cargos específicos); noções de direito constitucional; regimento do STJ; noções de sustentabilidade e conhecimentos da área.

Para analistas são oferecidas vagas nas áreas administrativa, administrativa especializada em segurança (ambos para qualquer nível superior), análise de sistemas da informação, arquitetura, arquivologia, comunicação social, contadoria, engenharia (civil e elétrica), fisioterapia, medicina (pediatria), pedagogia, serviço social e suporte em tecnologia da informação.

E para o cargo de técnico judiciário foram abertos postos nas áreas administrativa (que exige apenas nível médio completo), de saúde bucal e tecnologia da informação (ambas requerem nível médio e curso técnico).

O concurso ainda visa formar cadastro reserva de aprovados. Cinco por cento dos cargos são reservados a pessoas com deficiência e 20% a candidatos negros.

Haverá ainda teste de aptidão física para concorrentes a analista da área de segurança. O exame será composto por: flexão de braço na barra fixa, para homens, ou estático de barra, para mulheres; flexão abdominal e corrida de 12 minutos.

O último edital do STJ foi lançado em 2012, com apenas 28 vagas imediatas. O órgão, porém, chamou mais que 35 vezes o número de vagas previsto, já que 986 candidatos aprovados já foram convocados para posse.

PESQUISA DE CONCURSOS