Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Itamaraty lança edital de concurso com 30 vagas para diplomatas

São 22 vagas para ampla concorrência, seis para negros e duas para pessoas com deficiência

06/06/2016 09:21

Lorena Pacheco

Iano Andrade/CB/D.A Press
Após anunciar o regulamento do novo concurso na semana passada, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou o edital de abertura da seleção nesta segunda-feira (6/6). Segundo a publicação, no Diário Oficial da União, são 30 vagas para terceiro secretário da carreira de diplomata – cargo que aceita inscrições de pessoas com qualquer nível superior de formação. O salário é de R$ 15.005,26. E, como adiantado pelo Correio, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) é a banca examinadora.

São 22 vagas para ampla concorrência, seis para negros e duas para pessoas com deficiência. As inscrições podem ser feitas entre 8 e 20 de junho, pelo site www.cespe.unb.br. A taxa custa R$ 225.

Na primeira fase da seleção, os candidatos serão submetidos a prova objetiva em 24 de julho, com 73 questões sobre língua portuguesa, de história do Brasil, de história mundial, de geografia, de política internacional, de língua inglesa, de noções de economia e de noções de direito e direito internacional público. A segunda etapa será uma prova discursiva de língua portuguesa em 17 de setembro e a terceira fase será composta por provas discursivas de história do Brasil e língua inglesa no dia 18 de setembro; geografia, política internacional e noções de economia em 24 de setembro; noções de direito, direito internacional público, língua espanhola e língua francesa em 25 de setembro. Todas serão eliminatórias e classificatórias.

O resultado final do concurso deve ser publicado em 16 de dezembro deste ano.

A última seleção para a carreira diplomata foi lançada em junho de 2015 e contou com 6.003 candidatos – média de 239 inscritos por chance. Todas as 30 oportunidades foram preenchidas.

PESQUISA DE CONCURSOS