Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

O edital ainda não saiu? Saiba o que estudar para aproveitar o tempo

O foco deve ser em estudar o edital anterior par ao mesmo cargo e mesmo órgão que o candidato quer passar

02/12/2016 09:00 | Atualização: 02/12/2016 09:47

Beatriz Fidelis - Especial para o Correio

Os candidatos em busca de aprovação no cargo dos sonhos muitas vezes ficam meses, até mesmo anos à espera da publicação do edital do concurso desejado. Mas é importante começar a se preparar mesmo antes da publicação do edital. É o que defende o professor Anderson Ferreira: “É um consenso nesse universo concurso público que o estudo é uma necessidade antes do edital”.

 

Minervino Junior/CB/D.A Press
Segundo o professor, quem quer ser aprovado deve começar a estudar bem antes da publicação do edital. E o que deve ser levado em conta para os estudos é o edital do concurso anterior para o mesmo cargo e mesmo órgão que o candidato quer trabalhar. “O aluno vai partir do estudo com base no último edital do último concurso realizado”, explica Anderson.

 

Dessa forma o candidato se prepara com mais calma para a maior parte dos temas que vão ser cobrados na prova e quando o edital sair ele só precisa revisar. Entre um edital e outro é provável que no máximo entre dez e 20% do conteúdo sofra variação. Quem começa a estudar antes já garante estar preparado para a maior parte da prova. O professor Ferreira  “O ideal é que na época da publicação do edital ele já esteja na fase de revisão de resolução de exercícios em um ritmo mais acelerado porque o tempo de publicação do edital até a época de execução da prova não é suficiente pro candidato começar a se preparar e começar a aprender toda a matéria”.

 

Há matérias que caem regularmente na grande maioria dos certames, e elas devem ser priorizadas antes de sair o edital. Mas cabe a cada candidato ter consciência das próprias facilidades e dificuldades para poder priorizar as matérias que, para ele são mais difíceis. “Acredito que o aluno deve, a cada prova realizada, fazer uma auto avaliação e identificar suas deficiências, verificar por disciplina onde ele teve um desempenho ruim para focar nessas disciplinas onde ele vem tendo um desenvolvimento aquém do desejado”, explica o professor Ferreira.

 

Apesar de não existir um tempo ideal de preparo antes do concurso, segundo o professor Ferreira, os alunos levam em média entre um ano e um ano e meio para conseguir ser aprovado em um concurso dentro do número de vagas. Para o professor “não existe um formato, um modelo padrão de tempo ideal de estudo, isso vai de pessoa pra pessoa. Tem pessoas que conseguem começar agora e em quatro, cinco meses conseguem ser aprovadas dentro das vagas. Já outras pessoas levam um ano, um ano e meio”.

 

O tempo de preparo, segundo o professor Ferreira depende muito também do nível de dificuldade do concurso prestado. “Tem gente que visa concursos mais disputados com cargos e carreiras melhores como o legislativo. Isso faz com que a disputa seja maior, o nível de dificuldade da prova seja maior e talvez essa candidato não consiga passar na primeira prova. Tem candidatos que são mais modestos com relação a salário, fazem concursos com maior número de vagas e conseguem, em menos tempo, ter um nível de preparo adequado para a aprovação.”


PESQUISA DE CONCURSOS