Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

publicidade

Secretaria de Educação do DF: confira questões comentadas

Professores de língua portuguesa e Lei Orgânica do Distrito Federal comentaram questões para ajudar quem está se preparando

15/12/2016 09:16 | Atualização: 15/12/2016 09:22

Beatriz Fidelis - Especial para o Correio

Ed Alves/CB/D.A Press
Estudando para a prova da Secretaria de Educação do DF? Selecionamos algumas questões de língua portuguesa e Lei Orgânica do Distrito Federal para ajudar nos estudos. Confira os comentários dos professores Elias Santana (português) e Rodrigo Francelino (LODF), ambos do cursinho preparatório Gran Cursos Online.

Língua Portuguesa 

(Cespe/2016 – INSS)

(ITEM): O verbo dever foi empregado no sentido de ser provável.

(TEXTO) O apartamento não ficava tão perto da oficina. Era quase em frente ao prédio onde morava Mário Pedrosa, entre a Farme de Amoedo e a antiga Montenegro, hoje Vinicius de Moraes. Estava ali havia uma semana e nem decorara ainda o número do prédio. Tanto que, quando seu Joaquim, ao preencher a nota de encomenda, perguntou-me onde seria entregue a estante, tive um momento de hesitação. Mas foi só um momento. Pensei rápido: “Se o prédio do Mário é 228, o meu, que fica quase em frente, deve ser 227”. Mas lembrei-me de que, ao ir ali pela primeira vez, observara que, apesar de ficar em frente ao do Mário, havia uma diferença na numeração. (Ferreira Gullar, A estante)

(COMENTÁRIO) CERTO. Como o autor do texto não sabia ainda com precisão o novo endereço, ele, por associações e outras memórias, fez a dedução aproximada do local do apartamento. Por isso, ele diz “Se o prédio do Mário é 228, o meu, que fica quase em frente, deve ser o 227”. Em outras palavras, provavelmente, segundo o raciocínio do autor, 227 poderia ser o número de seu novo endereço.

(Cespe/2016 – INSS)

(ITEM) A correção gramatical e o sentido do texto seriam mantidos caso o termo “em casa” fosse isolado por vírgulas. 

(TEXTO) Consta-nos que o autor, solicitado por seus numerosos amigos, leu há dias a comédia em casa do Sr. Dr. Estêvão Soares, diante de um luzido auditório, que aplaudiu muito e profetizou no Sr. Oliveira um futuro Shakespeare.

(COMENTÁRIO) ERRADO. A colocação da vírgula após a palavra casa separa, incorretamente, o referido vocábulo de seu determinante, que é “do Sr. Dr. Estêvão Soares”. Sintaticamente, o termo “do Sr. Dr. Estêvão Soares” é um adjunto adnominal do substantivo “casa”, motivo pelo qual o uso da vírgula é proibido, conforme a norma padrão. Caso a questão, todavia, tivesse sugerido a inserção de uma única vírgula antes da expressão “em casa”, o item estaria correto, uma vez que a expressão “em casa do Sr. Dr. Estêvão Soares” é um adjunto adverbial de lugar em posição canônica, que facultativamente admite o uso de vírgula.

(Cespe/2016) – Funpresp)

(ITEM) A introdução do sinal grave indicativo de crase em “a noite” manteria a correção 
gramatical do texto, mas prejudicaria seu sentido original. 

(TEXTO) Quando voltasse era o fim da tarde e as crianças vindas do colégio exigiam-na. Assim chegaria a noite, com sua tranquila vibração. 
(COMENTÁRIO) CERTO. Com ou sem a crase, o trecho é gramaticalmente correto, mas confere ao texto sentidos diferentes. Em “Assim chegaria a noite” (texto original), “a noite” é o sujeito da forma verbal “chegaria”, o que confere ao texto a semântica de que a noite chega, de que a noite surge. Em “assim chegaria à noite” (texto reescrito), “à noite” é classificado como adjunto adverbial de tempo, e dá ao texto o sentido de que alguém chegaria, e o ato de chegar seria praticado no turno noturno.

Lei Orgânica do Distrito Federal

1.(ITEM)*Bernardo é Deputado Distrital e assumiu a Presidência da CLDF, em seu discurso de posse, agradeceu os votos recebidos para assumir a CLDF. Neste momento, Bernardo apresentou seu primeiro Projeto de Lei como Presidente da CLDF, para criar nova região administrativa denominada Setor Presidencial Sul, o Projeto foi aprovado por maioria absoluta de votos da Câmara. Com base na situação hipotética acima descrita julgue os itens, conforme a Lei Orgânica do DF.

a) As regiões administrativas integram a estrutura administrativa do DF e buscarão integração, com as regiões do entorno para o desenvolvimento de seus programas econômicos e sociais.
b) O território do Distrito Federal compreende o espaço físico-geográfico, bem como melhorias, edificações e terras devolutas, que se encontram sob seu domínio e jurisdição..
c) O indicado para ser administrador regional do Setor Presidencial Sul poderá ser qualquer cidadão, desde que seja maior de idade.
d) Na situação hipotética apresentada não há qualquer vício na criação da Região Administrativa
e) Bernardo não poderá apresentar o projeto para criação da Região Administrativa, pois a iniciativa para criação é um ato exclusivo do Governador.
 
(COMENTÁRIO) 
a) ERRADO. Ao DISTRITO FEDERAL caberá a integração com as regiões do entorno e não as regiões administrativas, conforme descreve o artigo 9º da LODF.
b) ERRADO. As terras devolutas são bens que pertencem a União, ou seja nem tudo que se encontra dentro do território do Distrito Federal necessariamente estará sob seu domínio e jurisdição.
c) ERRADO. Este cidadão indicado não poderá ter cometido crime ou ato tipificado como causa de inelegibilidade descrito na legislação eleitoral, assim descreve o artigo 10 § 3º. 
d) ERRADO. Na situação hipotética, Bernardo errou afinal a iniciativa para propor a criação ou extinção de Região Administrativa é ato privativo do Governador.
e) CORRETO. Iniciativa para propor a criação ou extinção de Região Administrativa é ato privativo do Governador

2.* (ITEM) Bernardo, servidor público estável inconformado, com o descaso da administração pública do DF assume a presidência de uma determinada entidade sindical, com intuito de “lutar”, por mais benefícios a sua categoria. De acordo, com a situação hipotética e sob a luz da LODF, assinale a única alternativa correta:

a) Bernardo fará jus a licença sindical, durante e depois do exercício do mandato, como forma de proteger de eventuais perseguições políticas.
b) A entidade sindical ao conquistar um determinado direito, para categoria atuará, apenas na função administrativa conferida as entidades sindicais.
c) Bernardo a frente da entidade sindical atuará na defesa dos direitos individuais e coletivos, da categoria.
d) O servidor é obrigado a sindicalizar a entidade representativa, bem como ao pagamento de quantia referente a sua atuação.
e) A lei assegurará a Bernardo e aos demais servidores da administração direta e indireta isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder ou entre servidores dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas a natureza ou local de trabalho.
 
(COMENTÁRIO) 
a) ERRADO. A licença sindical será concedida DURANTE o exercício do mandato e não após o exercício, conforme descreve o artigo 36 § único da LODF.
b) ERRADO. As entidades sindicais tem função JUDICIAL E ADMINISTRATIVA, assim descreve o artigo 37 da LODF.
c) CORRETO. As entidades sindicais atuam na defesa dos direitos individuais e coletivos da categoria, conforme descreve o artigo 37 da LODF.
d) ERRADO. Ao servidor público é assegurado o direito à livre associação sindical, cabe ressaltar que as entidades de caráter sindical que preencham os requisitos estabelecidos em lei, é assegurado o desconto em folha de pagamento das contribuições dos associados, aprovadas em assembleia geral, assim preconizam os artigos 36 e 38 da LODF.
e) ERRADO. A lei assegurará APENAS aos servidores da administração DIRETA a isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder ou entre servidores dos Poderes EXECUTIVO E LEGISLATIVO, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas a natureza ou local de trabalho, conforme artigo 34.

3.* (ITEM) Em virtude da grande crise hídrica que o Distrito Federal os servidores da Escola Classe 45 da Ceilândia resolveram uma grande campanha de conscientização para reduzir alto consumo de água nas dependências da escola. A campanha obteve enorme sucesso e resultou numa economia de água e energia superando todas as expectativas. Diante da situação hipotética, julgue o item com base na Lei Orgânica do Distrito Federal.

a) Com base na Lei Orgânica do Distrito Federal os Servidores da Escola Classe 45, diante da economia gerada poderão ser beneficiados, sob a forma de adicional ou prêmio de produtividade. 
 
(COMENTÁRIO) 
a) CORRETO. A lei deve disciplinar a aplicação de recursos orçamentários provenientes da economia com despesas correntes em cada órgão, autarquia e fundação, para aplicação no desenvolvimento de programas de qualidade e produtividade, treinamento e desenvolvimento, modernização, reaparelhamento e racionalização do serviço público, inclusive sob a forma de adicional ou prêmio de produtividade. Nesse caso, os servidores da Escola Classe poderão receber o adicional ou prêmio de produtividade, com a economia gerada, assim descreve o artigo 33 § 9. 


*Questões elaboradas pelo professor Rodrigo Francelino, disponíveis na Apostila 300 Exercícios Comentados em PDF. 


PESQUISA DE CONCURSOS