Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

358 vagas abertas na Aeronáutica

O concurso é destinado a quem quer seguir várias áreas dentro da carreira militar. Inscrições ficam abertas do dia 19 de janeiro até 17 de fevereiro de 2017

23/12/2016 21:35

Visual Hunt / Ministério da Defesa
Mais um concurso da Aeronáutica está com vagas abertas. São 358 vagas para quem quer começar uma carreira na Aeronáutica. As inscrições ficam abertas do dia 19 de janeiro até 17 de fevereiro de 2017. Quem quiser se inscrever deve acessar o site da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR). A taxa de inscrição para o concurso EA CFS 1/2018 é de R$ 60,00.

O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá-SP. A duração é de aproximadamente dois anos e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado. A formação nas especialidades do CFS é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como curso técnico, de nível médio, constando no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

Podem se inscrever brasileiros e brasileiras com entre 17 e 25 anos de idade que tenham concluído o Ensino Médio. É necessário estar em dia com as obrigações eleitorais e militares e não pode estar respondendo a nenhum processo na justiça eleitoral nem na justiça comum. As candidatas do sexo feminino não podem estar grávidas. Para os menores de 18 anos de idade é necessária autorização dos pais ou responsáveis para participar do concurso. Os aprovados são considerados voluntários da carreira militar da Aeronáutica.

Há vagas reservadas apenas ao sexo masculino e há oportunidades também para ambos os sexos. Para o sexo masculino são 50 vagas para Mecânica de Aeronaves , 13 vagas para Material Bélico e 30 vagas para Guarda e Segurança. Para ambos os sexos são 14 vagas em Comunicações, 10 vagas em Foto Inteligência, 18 vagas em Eletricidade e Instrumentos 6 vagas em Equipamento de Vôo, dez vagas em Meteorologia, 14 vagas em Suprimento, dez vagas para Informações Aeronáuticas, seis vagas para Cartografia, cinco vagas para Desenho, oito vagas em Estrutura e Pintura, 12 vagas em Eletromecânica, seis vagas para Metalurgia, 18 vagas para Bombeiro, além de 128 vagas para Controle de Tráfego Aéreo.

Conforme especificado no edital do certame, durante a realização do Curso ou Estágio, o Aluno estará sujeito ao regime escolar da EEAR e fará jus à remuneração fixada em lei, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.

A seleção é composta por cinco etapas, uma prova objetiva, uma etapa de Inspeção de Saúde (INSPSAU), uma etapa de Exame de Aptidão Psicológica (EAP), uma etapa de Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF) e uma etapa de validação documental.

A primeira etapa, composta por uma prova escrita de múltipla escolha, é composta por itens de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física. Ela será aplicada na data provável de 14 de maio de 2017 e terá quatro horas e 20 minutos de duração. AS provas escritas serão aplicadas nas cidades de Belém (PA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Santa Maria (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF), Manaus (AM) e Porto Velho (RO).

PESQUISA DE CONCURSOS