Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

publicidade

O concurso da Secretaria de Educação é nesse final de semana

Veja se você está preparado para essa prova

20/01/2017 17:53 | Atualização: 20/01/2017 18:13

Do CorreioWeb

Ed Alves/CB/D.A Press
O concurso da Secretaria de Educação (SEDF) já é nesse final de semana (22/01), apesar de véspera de concurso não haver muito mais tempo para aprender conteúdos novos, ainda dá para revisar e checar se você está realmente preparado. Confira aqui algumas dicas e questões comentadas para ver no que deve se focar na prova, e verificar se você está realmente preparado para esse concurso.

 

Os professores especialistas Elias Santana, do Gran Cursos Online; Claiton Natal, do IMP Concursos; Madalena Coatio, do IMP Concursos; Rodrigo Francelino, Gran Cursos Online e Rebeca Guimarães, professora de Atualidades deram as suas contribuições do que focar para a avaliação desse final de semana.

 

Língua Portuguesa

 

Gramática:

 

- Estudo do sujeito e concordância verbal

- Pontuação (principalmente vírgula)

- Uso da crase (funções e vozes verbais)

- Período composto

- Pronomes relativos (principalmente cujo e onde)

- Correção gramatical e sentido

- Regência verbal

 

Interpretação:

 

- Coesão textual (conjunções e pronomes)

- Tipologia textual

- Inferência

- Substituição vocabular

 

Redação (temas possíveis):

 

- Papel da escola como transformadora na sociedade

- Tema dos refugiados

- Ascensão de Donald Trump à presidência dos EUA

- Questões de gênero

- Questões de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental

 

 

Conhecimentos Pedagógicos:

 

- Tendências pedagógicas

- O projeto político pedagógico

- O currículo em movimento

- Tipos de avaliação

- Planejamento das avaliações

- Políticas públicas para educação

- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96)

- Regimento das Escolas Públicas do DF

- Resolução 1/2012 do Conselho de Educação do DF

- Plano Nacional de Educação e do Plano Distrital de Educação

 

Lei Orgânica do Distrito Federal:

 

- Artigos 1º ao 13º, parágrafo único

- Artigos 33º ao 44º

- Emendas da Lei Orgânica publicada do ano do concurso

 

 

Questões Comentadas

 

Língua Portuguesa: (Cespe/2016 – INSS)

 

(ITEM): O verbo dever foi empregado no sentido de ser provável.

 

(TEXTO) O apartamento não ficava tão perto da oficina. Era quase em frente ao prédio onde morava Mário Pedrosa, entre a Farme de Amoedo e a antiga Montenegro, hoje Vinicius de Moraes. Estava ali havia uma semana e nem decorara ainda o número do prédio. Tanto que, quando seu Joaquim, ao preencher a nota de encomenda, perguntou-me onde seria entregue a estante, tive um momento de hesitação. Mas foi só um momento. Pensei rápido: “Se o prédio do Mário é 228, o meu, que fica quase em frente, deve ser 227”. Mas lembrei-me de que, ao ir ali pela primeira vez, observara que, apesar de ficar em frente ao do Mário, havia uma diferença na numeração. (Ferreira Gullar, A estante)

 

(COMENTÁRIO) CERTO. Como o autor do texto não sabia ainda com precisão o novo endereço, ele, por associações e outras memórias, fez a dedução aproximada do local do apartamento. Por isso, ele diz “Se o prédio do Mário é 228, o meu, que fica quase em frente, deve ser o 227”. Em outras palavras, provavelmente, segundo o raciocínio do autor, 227 poderia ser o número de seu novo endereço.

 

Lei Orgânica do Distrito Federal:

 

(ITEM)*Bernardo é Deputado Distrital e assumiu a Presidência da CLDF, em seu discurso de posse, agradeceu os votos recebidos para assumir a CLDF. Neste momento, Bernardo apresentou seu primeiro Projeto de Lei como Presidente da CLDF, para criar nova região administrativa denominada Setor Presidencial Sul, o Projeto foi aprovado por maioria absoluta de votos da Câmara. Com base na situação hipotética acima descrita julgue os itens, conforme a Lei Orgânica do DF.

 

a) As regiões administrativas integram a estrutura administrativa do DF e buscarão integração, com as regiões do entorno para o desenvolvimento de seus programas econômicos e sociais.

b) O território do Distrito Federal compreende o espaço físico-geográfico, bem como melhorias, edificações e terras devolutas, que se encontram sob seu domínio e jurisdição..

c) O indicado para ser administrador regional do Setor Presidencial Sul poderá ser qualquer cidadão, desde que seja maior de idade.

d) Na situação hipotética apresentada não há qualquer vício na criação da Região Administrativa

e) Bernardo não poderá apresentar o projeto para criação da Região Administrativa, pois a iniciativa para criação é um ato exclusivo do Governador.

 

(COMENTÁRIO) 

a) ERRADO. Ao DISTRITO FEDERAL caberá a integração com as regiões do entorno e não as regiões administrativas, conforme descreve o artigo 9º da LODF.

b) ERRADO. As terras devolutas são bens que pertencem a União, ou seja nem tudo que se encontra dentro do território do Distrito Federal necessariamente estará sob seu domínio e jurisdição.

c) ERRADO. Este cidadão indicado não poderá ter cometido crime ou ato tipificado como causa de inelegibilidade descrito na legislação eleitoral, assim descreve o artigo 10 § 3º. 

d) ERRADO. Na situação hipotética, Bernardo errou afinal a iniciativa para propor a criação ou extinção de Região Administrativa é ato privativo do Governador.

e) CORRETO. Iniciativa para propor a criação ou extinção de Região Administrativa é ato privativo do Governador

 

 

 

 

 

 

 

 


PESQUISA DE CONCURSOS