Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

publicidade

Escola de Sargentos do Exército abre 1.100 vagas

São 1.100 vagas para as áreas de aviação, música e saúde

06/06/2017 16:10 | Atualização: 06/06/2017 16:48

Do CorreioWeb

Divulgação/Exército
A Escola de Sargentos do Exército (EsSA) lançou o concurso para admissão aos cursos de formação de sargentos, com oferta de 1.100 vagas de nível médio. São 1.000 vagas para o cargo de aviador, sendo 900 para os homens e 100 para as mulheres. Existem ainda 40 vagas para a área de música e 60 para a área de saúde (para quem tem curso de técnico em enfermagem).


Os candidatos devem entre 17 e 24 anos de idade, podendo chegar a 26 nas áreas de saúde e música. Os homens precisam ter, no mínimo, 1,60m de altura, e as mulheres, no mínimo, 1,55m.
 
O concurso de admissão possui várias etapas. Na primeira, o candidato inscrito se submeterá a um exame intelectual de caráter eliminatório e classificatório. Os aprovados passarão por uma valoração de títulos não eliminatória. Haverá depois inspeção de saúde e um exame de aptidão física, ambos de caráter eliminatório. Para os inscritos na área de música que foram aprovados nas etapas anteriores, haverá ainda um exame de habilitação musical.
 
O exame intelectual abordará questões de matemática, português, história e geografia do Brasil e redação, além de teoria musical para a área de música e conhecimentos específicos de enfermagem para a área de saúde. Além de Brasília, a primeira etapa será aplicada no dia 24 de setembro, nas cidades de Altamira-PA, Aracaju-SE, Bagé-RS, Belém-PA, Belo Horizonte-MG, Boa Vista-RR, Campinas-SP, Campo Grande-MS, Cascavel-PR, Corumbá-MS, Cruz Alta-RS, Cuiabá-MT, Curitiba-PR, Dourados-MS, Florianópolis-SC, Fortaleza-CE, Goiânia-GO, Guarujá-SP, Imperatriz-MA, Ituiutaba-PA, João Pessoa-PB, Juiz de Fora-MG, Lins-SP, Macapá-AP, Maceió-AL, Manaus-AM, Marabá-PA, Montes Claros-MG, Natal-RN, Niterói-RJ, Palmas-TO, Pelotas-RS, Petrolina-PE, Pirassununga-SP, Ponta Grossa-PR, Porto Alegre-RS, Porto Príncipe-HAITI, Porto Velho-RO, Recife-PE, Resende-RJ, Rio Branco-AC, Rio de Janeiro-RJ, Rondonópolis-MT, Salvador-BA, Santa Maria-RS, Santarém-PA, Santiago-RS, São Gabriel da Cachoeira- AM, São João Del Rei-MG, São Luís-MA, São Paulo-SP, Tabatinga-AM, Taubaté-SP, Tefé-AM, Teresina-PI, Três Corações-MG, Uberlândia-MG, Uruguaiana-MG e Vila Velha-ES.

As inscrições vão até as 23:59 do dia 12/6 e podem ser feitas pelo site concurso.esa.ensino.eb.br, a taxa custa R$ 80.

Último concurso

O último concurso de admissão aos cursos de formação de sargentos ocorreu em 2016 e contou com 1070 vagas para área geral/aviação, música e saúde. Foram quase 92 mil inscritos. A concorrência foi de 71 candidatos/vaga para geral/aviação (masculino), 179 candidatos/vaga para geral/aviação (feminino), 42 candidatos/vaga para música e 84 candidatos/vaga para saúde.

PESQUISA DE CONCURSOS