Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

TRF da 3° Região abre concurso com 107 vagas para juiz federal substituto

As inscrições têm início em 9 de abril

06/04/2018 14:11 | Atualização: 06/04/2018 14:25

Do CorreioWeb

CB/D.APress
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) publicou o edital de abertura para um novo concurso publico com 107 vagas para o cargo de Juiz Federal Substituto. Desse total, são reservada 5 vagas para pessoas com deficiência e 21 para negros que se  autodeclararem pretos ou pardos.


As chances são para quem possuir graduação em direito e no mínimo três anos de experiência profissional na área jurídica. O concurso tem validade de até dois anos, contado da data da publicação da homologação do resultado final do concurso, prorrogável uma vez, por igual período.

As inscrições têm início em 9 de abril, com término em 8 de maio. O candidato deve inscrever-se exclusivamente pelo site do TRF-3. A taxa de participação é de R$ 200.


Etapas


O concurso consiste na aplicação de provas objetiva seletiva, discursiva, de sentença de natureza civil, de sentença de natureza criminal, de títulos e orais, exames médicos, psicológicos e da habilitação dos candidatos e investigação social. A primeira etapa de avaliação, as provas objetivas, estão previstas para 10 de junho. Nos dias 12, 13 e 14 de outubro serão aplicadas, respectivamente, a prova discursiva, prática de sentença de natureza civil e prática de sentença de natureza criminal.

A prova objetiva consiste em 100 questões divididas em três blocos: Bloco 1 (35 questões) - direito constitucional, direito previdenciário, direito penal, direito processual penal e direito econômico e de proteção ao consumidor; Bloco 2 (35 questões) - direito civil, direito processual civil, direito empresarial e direito financeiro e tributário; Bloco 3 (30 questões) - direito administrativo, direito ambiental, direito internacional público e privado.

Serão considerados aprovados os candidatos que acertarem no mínimo, 30% das questões de cada bloco e 6o% do total. Se o certame tiver menos de 1.500 inscritos, os 200 melhores colocados serão classificados para a próxima fase, com mais de 1.500, serão 300 classificados.


PESQUISA DE CONCURSOS