
A escolha da comissão foi publicada no Diário Oficial do Estado em 04 de abril, esta é responsável por realizar os preparativos para as próximas etapas do concurso. De acordo com o órgão, a previsão é de que a banca organizadora seja escolhida até junho deste ano, em seguida será feita a publicação do edital de abertura. O certame da SPGG/RS exigirá graduação em qualquer área de conhecimento.
Com essas novidades, os interessados já podem direcionar os estudos com base no último edital publicado em 2009, organizado pela Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH). Na época, foram oferecidas 25 chances, sendo três destinadas a pessoas com deficiência, para o cargo de técnico de planejamento, hoje analista de planejamento, gorvenança e gestão.
A seleção dos candidatos foi feita por meio de uma prova objetiva composta de 80 questões sobre as seguintes disciplinas: língua portuguesa (10), língua inglesa (6), legislação (8), estatística (6), orçamento e finanças (20), planejamento e gestão (16), e economia (14).
O cargo
O último edital trouxe as atribuições do cargo de analista, que são: executar atividades técnicas específicas do sistema de planejamento do Estado, incluindo elaboração, acompanhamento, avaliação e revisão de planos, programas e projetos, seus respectivos orçamentos; acompanhamento e avaliação dos processos de gestão nas administrações direta e indireta; assim como elaboração e acompanhamento dos processos de captação de recursos.
A remuneração inicial era de R$ 2.813,35, correspondente à Classe A, acrescido de parcela autônoma de R$179,00.