Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Planejamento autoriza concurso com 411 vagas para o Iphan

O prazo para a publicação do edital será de até 6 meses. Certame será para os cargos de analista, técnico e auxiliar institucional

03/05/2018 11:10 | Atualização: 03/05/2018 18:12

Mariana Fernandes

Iphan/Divulgação
Sede do Iphan em Recife

A realização de um novo concurso público com 411 oportunidades para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi autorizado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. A informação foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (3/5). 

O concurso vai oferecer 104 vagas para analista I, 176 vagas para técnico I e 131 vagas para auxiliar institucional I, que serão distribuídas em todo o país. Segundo o documento, os provimentos dos cargos de analista e técnico estão previstos para junho de 2018, enquanto os provimentos dos cargos de auxiliar institucionalesão previstos para 2019. 

O prazo para a publicação do edital será de até 6 meses, contado a partir da publicação da portaria. Mais informações sobre salários, gratificações e datas serão informadas apenas no edital. 

Com a autorização, o Iphan informou que pode dar início aos trâmites para realização do concurso que irá permitir a recomposição do seu quadro de servidores, fragilizado pelo atual número reduzido de técnicos, visto que o último concurso realizado foi em 2009.

Sobre o Iphan

O quadro técnico do Iphan é distribuído entre a sede em Brasília, 27 superintendências estaduais, 37 escritórios técnicos, incluindo os Parques Históricos Nacionais e seis unidades especiais. O órgão é responsável por atribuições constitucionais e legais, como identificação, reconhecimento, salvaguarda e fiscalização do Patrimônio Cultural Nacional, proteção dos sítios arqueológicos e reservas técnicas, preservação de acervos documentais e bibliográficos, identificação da diversidade linguística, gestão do Patrimônio Genético, execução de projetos e obras de intervenção em bens e conjuntos tombados, gerenciamento dos programas PAC das cidades históricas e outros.

Último concurso 


O Iphan realizou o último concurso público em 2009 e  ofereceu 187 oportunidades para cargos de níveis médio e superior. Os salários foram  de R$ 2.274,42 (médio) e R$ 3.257,22 (superior). Do total de vagas, 70 eram para ensino intermediário e 117 foram reservadas para nível superior.

A retificação diz respeito à correção do endereço dos locais de prova no Rio de Janeiro. O endereço que consta na 

Os candidatos fizeram prova objetiva em todos os cargos e os candidatos graduados também foram submetidos a avaliações discursivas, de títulos e comprovação de experiência profissional.


PESQUISA DE CONCURSOS