Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Teste seus conhecimentos para a prova do concurso do Iphan

As vagas são distribuídas para todo o país, sendo 104 para analista, 176 para técnico e 131 para auxiliar institucional

13/07/2018 11:30 | Atualização: 16/07/2018 09:15

Do CorreioWeb



via GIPHY

Para ajudar na preparação dos candidatos para o concurso do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o site de Concursos conversou com os professores do IMP Concursos, Anderson Batista e José Wesley, que elaboraram questões, com respostas comentadas, sobre fundamentos da preservação do patrimônio cultural e noções de gestão e administração pública. Essas são matérias básicas para todos os cargos do concurso que oferece 411 vagas e salários de até R$ 5.035,29.


As provas objetivas e discursivas estão previstas para 26 de agosto. Também serão cobrados conhecimentos básicos em língua portuguesa e atualidades (somente para as provas discursivas). Além disso, haverá avaliação de títulos (apenas para candidatos aos cargos de nível superior).


Responda em seguida as 10 questões e teste seus conhecimentos. Abaixo você terá acesso ao gabarito comentado.



 

Confira o gabarito comentado

 

 

 

 

 

 

Questão 1 - Gabarito: C, E, C, E

Item 2: Não importa ao patrimônio, em sua natureza, o valor venal e de mercado, mas sim sua significância identitária e cultural.

Item 4: A legislação deixa claro em seu artigo 3º que pertences de representações diplomáticas e empresas estrangeiras estão excluídos do rol patrimonial.

Questão 2 - Gabarito: C, C, E, E

Item 3: O Artigo 13º desta Convenção fala em uma “política geral” e não “particular e peculiar”.

Item 4: A Convenção estabelece que a elaboração dos inventários seja atribuição dos Estados membros e não da UNESCO.

Questão 3 - Gabarito: E, C, C, C

Item 01: Oscar Niemeyer é autor do projeto arquitetônico de várias edificações em Brasília. O Projeto urbanístico, vencedor de concurso em 1956, que define o traçado urbano do Plano Piloto com suas escalas e a polinucleação urbana é de Lúcio Costa.

Questão 4 - Gabarito: C, C, E

Item 03: Patrimônios de natureza religiososa também são jurisdição da legislação federal e o Círio de Nazaré é registrado pelo IPHAN como tal.

Questão 5 - Gabarito: E, C, C, E

Item 01: Qualquer pessoa, de natureza física ou jurídica, pública ou privada pode solicitar o tombamento de um bem.

Item 04: Um patrimônio tombado fica sujeito à fiscalização periódica e qualquer alteração em sua natureza deve ser previamente notificada ao Instituto.

Questão 6

A gestão de processos mantém maior enfoque no processo, que é a forma pela qual o trabalho é realizado. Ou seja, é justamente o inverso do que a questão afirma. Por isso, item errado.

Questão 7 

A gestão por processos é um modelo inovador de gestão que busca realizar a quebra dos “silos” e “feudos” da gestão corporativa tradicional e pra isso ela ultrapassa qualquer barreira funcional necessária a fim de possibilitar uma arquitetura integrada de processos. Questão certa.

Questão 8

Na gestão de processos existem várias classificações de processos e dentre as quais se destacam os processos primários, que são caracterizados por serem os únicos que realizam a entrega de valor diretamente ao cliente e com isso buscam garantir uma visão ponta a ponta ou fim a fim, integrando as funções e áreas organizacionais. Item certo.

Questão 9

O processo de negócio é exatamente o mesmo que o processo finalístico da organização e assim são primários por realizarem a entrega de valor aos clientes. Item certo.

Questão 10

Essa questão estava indo bem até dizer “garantindo”, pois na verdade tem o objetivo de transformar insumos (entradas) em produtos de valor agregado, mas não garantem. Item errado.


PESQUISA DE CONCURSOS