Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Após suspeita de fraude, PMSE suspende provas físicas de concurso para soldados

Suspeita de fraude nas provas objetivas ainda impedem o andamento da seleção. Candidatos irmãos foram flagrados com celular durante as provas. Um deles escondeu o aparelho em um gesso no braço esquerdo

09/08/2018 12:02

Do CorreioWeb

PMSE/Divulgação
A banca organizadora do concurso público da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), com 300 vagas para soldados e 69.281 mil inscritos, informou, nesta quarta-feira (8/8), que as provas físicas estão suspensas. A segunda etapa de avaliação aconteceria de 13 a 15 de agosto. O comunicado foi feito uma semana depois do juiz Manoel Costa Neto, da 1ª Vara Cível de São Cristóvão, determinar a suspensão geral do concurso devido a suspeitas de fraude.


De acordo com a corporação, o certame está suspenso e não há previsão de um novo cronograma até a definição do processo. A banca organizadora, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), ressaltou que se trata de uma suspeita de fraude sendo investigada e que até o momento não há provas de que o ato ilícito realmente ocorreu.

O comunicado no site do IBFC informa que “em estrito cumprimento à decisão judicial proferida nos autos do processo nº 201883000710, não será realizada a 2ª etapa - teste de aptidão física – TAF nos dias 13 a 15/08/2018, conforme cronograma previsto do certame”.

Entenda o caso

Em 1° de julho, no dia de realização das provas objetivas, os irmãos pernambucanos Hygor Ayslan Oliveira Lima, 28 anos, e Aylton Hytalo Oliveira de Lima, 26 anos, foram presos em flagrante. Mesmo sendo proibido pelo edital, ambos portavam celulares na hora dos exames.

Um dos irmãos escondeu o aparelho embaixo da carteira com fita adesiva e foi flagrado quando ele tocou. O outro, após a entrega da prova, foi abordado pela polícia e submetido a exame de raios-X, no qual mais um dispositivo foi encontrado dentro do gesso que protegia o braço esquerdo, com uma suposta fratura. De acordo com as investigações, ambos os candidatos já responderam por crime semelhante no Piauí.

O concurso

Em 4 de abril, foi publicado no Diário Oficial de Sergipe o edital de abertura dos concursos para soldados e oficias da PMSE. São 300 vagas, sendo 300 para soldados e 30 para oficiais. O salário é de R$ 3.370 para soldado e R$ 9.236,39 para oficial.

Ambas as seleções têm quatro etapas de avaliação, compostas por prova objetiva, teste de aptidão física, avaliação psicológica e pesquisa de conduta social, da reputação e idoneidade. Além de curso de formação para soldados e oficiais. Todas as avaliações acontecerão em Aracajú/SE.



PESQUISA DE CONCURSOS