Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Forças Armadas abrem duas seleções para candidatos com nível superior

Vagas são para profissionais de medicina, farmácia, odontologia e veterinária

13/09/2018 18:52

Do CorreioWeb

Divulgação/10 RM
A 10ª Região Militar (10ª RM), que abrange os estados do Ceará e Piauí, e a 6ª Região Militar (6ª RM), de Sergipe e Bahia, abriram as inscrições dos processos seletivos para prestação de serviço militar por tempo determinado. As áreas compreendidas são medicina, farmácia, odontologia e veterinária, para o exercício de atividades técnicas especializadas no âmbito da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB).


Para ambas as seleções, a incorporação no Serviço Militar será por um período de 12 meses. Entretanto, há a possibilidade do oficial temporário obter prorrogação desse prazo por igual período, totalizando, no máximo, oito anos.

Segundo os editais, não há, por parte das Forças Armadas, compromisso quanto à incorporação dos voluntários, mesmo que estes venham a realizar todas as etapas previstas nos processos seletivos. A aprovação assegura, apenas, a expectativa de designação e incorporação, ficando a concretização desses atos condicionada à existência de vaga nas organizações militares das três forças na área de habilitação do profissional.

10ª RM

As inscrições serão feitas presencialmente, por ordem alfabética, nos seguintes períodos:

  • Letra "A" até "H": 8 a 21 de outubro de 2018;
  • Letra "I" até "Q": 22 de outubro de 2018 até 4 de novembro de 2018;
  • Letra "R" até "Z": 5 a 23 de novembro de 2018.

O candidato de Fortaleza/CE deverá se inscrever na Avenida dos Expedicionários, 1589, Fátima, entrada pela lateral do 23º Batalhão de Caçadores (23º BC), enquanto o de Teresina/PI se matriculará na Avenida Frei Serafim, 2833, Centro, 2º Batalhão de Engenharia de Construção (2º BEC).

Após a divulgação da lista de inscrições deferidas e seleção dos profissionais, ocorrerá entrevista, anamnese (confirmação dos dados pessoais e profissionais para cadastramento no sistema de inscrição) e avaliação curricular. No caso do Exército, farão parte da seleção complementar a inspeção de saúde (entrega de exames laboratoriais), atividades administrativas e, por último, incorporação para o Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) ou para o Estágio de Instrução e Serviço (EIS).

A seleção complementar das demais forças será realizada pelos órgãos de serviço militar de cada uma, conforme legislação específica.

Requisitos

Não poderá concorrer à seleção:

  • O cidadão que não for brasileiro nato;
  • O militar de carreira ativa e da reserva remunerada;
  • O candidato que tiver altura inferior a 1,60m, se do sexo masculino; e 1,55m, se do sexo feminino.

6ª RM

Quem quiser se inscrever para a 6ª RM pode acessar o site www.6rm.eb.mil.br, até o dia 19 de setembro. Após a inscrição, haverá a análise curricular e inspeção de saúde, além da incorporação para o Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) ou para o Estágio de Instrução e Serviço (EIS). A incorporação está prevista para dia 1º de fevereiro de 2019.

 

Reprodução/6 RM
Requisitos

Não poderá concorrer à seleção:

O cidadão que não for brasileiro nato;
O militar de carreira ativa e da reserva remunerada;
O candidato que tiver altura inferior a 1,60m, se do sexo masculino; e 1,55m, se do sexo feminino;
O candidato nascido antes de 1º de janeiro de 1981, no caso de incorporação para o EAS ou de 1º de janeiro de 1974 para o EIS.


PESQUISA DE CONCURSOS