Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Itamaraty: confira o resultado da primeira fase para diplomata!

As próximas fases vão acontecer em 22 e 23 de setembro

14/09/2018 12:01 | Atualização: 14/09/2018 12:09

Lorena Pacheco

Iano Andrade/CB/D.A Press
Palácio do Itamaraty
Quem fez a primeira fase do concurso para diplomata do Ministério das Relações Exteriores (MRE) já pode conferir o resultado final da primeira fase da seleção. Os nomes dos classificados e convocados para a segunda e terceira fases podem ser conferidos no Diário Oficial da União desta sexta-feira (14/9). O concurso contabilizou 5.294 inscritos a 26 vagas, o que correspondeu a uma concorrência de cerca de 203 candidatos por vaga.


As justificativas de alteração/anulação de gabaritos oficiais preliminares das provas da primeira fase estarão à disposição dos candidatos a partir da data provável de 21 de setembro, no site do Cebraspe.

A segunda fase do concurso é composta pelas provas escritas de português e inglês, que serão aplicadas, respectivamente, em 22 e 23 de setembro. Ambos os testes terão duração máxima de cinco horas e se iniciarão às 14h (horário oficial de Brasília/DF), nas capitais onde houver candidatos aprovados na primeira fase.

A terceira fase será constituída pelas provas escritas de História do Brasil, geografia, política internacional, noções de economia, noções de direito e direito internacional público, língua espanhola e língua francesa. Os testes terão duração de quatro horas cada e serão aplicadas nas capitais onde houver candidatos aprovados na primeira fase, de acordo com o seguinte calendário e obedecendo ao horário oficial de Brasília/DF:

  • 28/9: Prova de História do Brasil, às 9 horas;

  • 28/9: Prova de geografia, às 15 horas;

  • 29/9: Prova de política internacional, às 9 horas;

  • 29/9: Prova de noções de economia, às 15 horas;

  • 30/9: Prova de noções de direito e direito internacional público, às 9 horas;

  • 30/9: Prova de língua espanhola e língua francesa, às 15 horas.

Os locais de realização da segunda e terceira etapas serão divulgados em 18 de setembro.

Os candidatos aprovados na três etapas serão matriculados no Curso de Formação do Instituto Rio Branco, cuja conclusão é essencial para a confirmação do servidor no Serviço Exterior Brasileiro.

O concurso

São oferecidas 26 vagas na classe inicial de terceiro secretário, sendo reservadas cinco vagas a candidatos negros e duas para candidatos com deficiência. A remuneração inicial é de R$ 18.059,83.

Para concorrer a uma vaga é necessário ter nível superior, ter idade mínima de 18 anos, ser brasileiro nato, estar em dia com as obrigações eleitorais e também em dia com o serviço militar (no caso de candidatos do sexo masculino). O edital prevê que os candidatos também devem ter disposição para servir no exterior, e a capacidade e disposição em resolver conflitos e enfrentar situações adversas e inesperadas, na defesa dos interesses do Brasil e de seus cidadãos no exterior.

A banca organizadora do concurso é o Instituto Rio Branco (IRBr), com a colaboração do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

PESQUISA DE CONCURSOS