Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Instituto Rio Branco suspende aplicação de provas escritas do concurso de diplomata

Provas seriam aplicadas neste sábado (22/9) e domingo (23/9) e fazem parte da segunda etapa do concurso público que oferece 26 vagas

20/09/2018 17:12 | Atualização: 20/09/2018 19:28

Mariana Fernandes

Iano Andrade/CB/D.A Press
O Instituto Rio Branco suspendeu a aplicação das provas escritas de língua portuguesa e de língua inglesa do concurso público para diplomatas, que ocorreriam neste sábado (22/9) e domingo (23/9). De acordo com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca organizaora da seleção, as novas datas serão divulgadas nesta sexta-feira (21/9). As informações foram publicadas no site da banca. O Cebraspe não informou o motivo da suspensão.

Embora a banca não tenha explicado porque as provas foram suspensas, o concurso foi questionado, nesta quarta-feira (19/9), pela Educafro que, por meio do diretor executivo Frei Davi dos Santos, protocolou uma representação no Ministério Público Federal (MPF) sobre a situação da convocação para a segunda e terceira fases do concurso. 

Segunda a representação, observou-se uma duplicação de nomes dos aprovados. Cinco cotistas negros e um candidato com deficiência obtiveram notas superiores a nota de corte da ampla concorrência. No entanto, ao publicar a convocação, os candidatos foram contabilizados em ambas as listas de aprovados, tanto na lista de ampla concorrência, quanto na lista de cotistas negros. Ou seja, eles estariam ocupando duas vagas simultaneamente, o que configuraria um equívoco de acordo com a lei e com o edital do certame. 

A representação cita ainda como base a Lei 12.990/2014, Art. 3º, par. 1º, que explica que os candidatos negros concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência. Porém, os candidatos negros aprovados dentro do número de vagas oferecido pela ampla concorrência não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas. 

O documento pediu esclarecimentos com intenção de que o concurso siga dentro do planejado e de forma justa prevista em edital.  Ainda de acordo com o documento, o mesmo equívoco ocorreu no certame de 2015 e o Cebraspe e o Instituto Rio Branco retificaram o edital, incluindo antes da segunda fase os negros que haviam sido prejudicados pela dupla contabilização. 
 
O Instituto Rio Branco informou que, após consulta com o MPF, está tomando as medidas necessárias para a convocação dos candidatos adicionais. A reportagem entrou em contato com o MPF, mas não obteve resposta até o fechamento do texto. 
 

O concurso 

O resultado da primeira fase do concurso foi publicado no último dia 14. Os nomes dos classificados e convocados para a segunda e terceira fases foram divulgados no Diário Oficial da União. O concurso contabilizou 5.294 inscritos a 26 vagas, o que correspondeu a uma concorrência de cerca de 203 candidatos por vaga. 

A segunda fase do concurso é composta pelas provas escritas de português e inglês, que serão aplicadas, respectivamente, em 22 e 23 de setembro.  Já a terceira fase será constituída pelas provas escritas de História do Brasil, geografia, política internacional, noções de economia, noções de direito e direito internacional público, língua espanhola e língua francesa. Os testes serão aplicados em 28 , 29 e 30 de setembro.

São oferecidas 26 vagas na classe inicial de terceiro secretário, sendo reservadas cinco vagas a candidatos negros e duas para candidatos com deficiência. A remuneração inicial é de R$ 18.059,83. 

A banca organizadora do concurso é o Instituto Rio Branco (IRBr), com a colaboração do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Educafro 

A Educafro é um projeto social coordenado pelo Frei David Raimundo Santos com o objetivo de promover a inclusão da população negra e pobre. No conjunto de suas atividades, a Educafro trabalha para que o Estado cumpra obrigações, através de políticas públicas e ações afirmativas na educação, voltadas para negros e pobres, promoção da diversidade étnica no mercado de trabalho, defesa dos direitos humanos, combate ao racismo e a todas as formas de discriminação.



PESQUISA DE CONCURSOS