Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Candidatos fazem provas para concurso da CLDF neste domingo

Os exames aplicados hoje são as provas objetivas e discursivas para os cargos de técnicos legislativo e inspetor de polícia e as provas objetivas para consultor técnico

23/09/2018 08:38

Ana Sá/CB/D.A Press
 
 
Centenas de candidatos fazem na manhã deste domingo (23/9) as provas para o concurso da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Os exames aplicados hoje são as provas objetivas e discursivas para os cargos de técnicos legislativo e inspetor de polícia e as provas objetivas para consultor técnico.

Boa parte dos postulantes a uma vaga na CLDF fez provas na semana passada. Na ocasião, foram aplicados os testes para candidatos a consultor legislativo, técnico legislativo (nas categorias de secretário, técnico de arquivo e biblioteca, fotógrafo, técnico de enfermagem e técnico de manutenção e operação de equipamento audiovisual) e agente de polícia. Restam agora as provas discursivas para procuradores e consultores, que serão aplicadas, respectivamente, em 15 e 16 de dezembro. Veja o cronograma.

Ana Sá/CB/D.A Press
Joyce Ferreira de Morais, 20 anos, diz estar participando do certame "mais por experiência"
Joyce Ferreira de Morais, 20 anos, é estudante de direito e está inscrita no certame para o cargo de técnico legislativo. Ela disse que vai fazer a prova sem muita expectativa de ser aprovada por causa da alta concorrência. "É mais por experiência".

O Vigilante Daniel Silva, 41 anos, é outro candidato que está fazendo prova na manhã deste domingo na Faculdade Uniplan, também para no cargo de técnico administrativo. São apenas 20 vagas, mas ele acredita na possibilidade de conquistar uma delas para sair do desemprego. Há dois anos, Daniel sobrevive de bicos. O Vigilante revelou que há três meses se prepara para as provas do concurso da Câmara Legislativa. "Não fiz cursinho. Estudei em casa por meio de videoaulas", ele disse.

Ao todo, 99.796 pessoas se inscreveram no concurso que oferece 86 vagas para nível médio e superior, com salários de R$ 10.650,18 a R$ 15.879,40. 

O órgão busca profissionais para os cargos de consultor legislativo, consultor técnico-legislativo, inspetor de polícia legislativa, procurador legislativo (advogado), técnico legislativo e agente de polícia legislativa. 

Além das provas objetivas e discursivas, haverá também provas discursivas, avaliação de títulos, avaliação de conduta, avaliação psicológica, avaliação médica e curso de formação. Somente para o cargo de taquigrafo especialista é prevista a realização de prova prática.

Segundo os editais de abertura do concurso da CLDF, as nomeações dos aprovados estão previstas para 2019 e devem ser feitas a partir de abril, junho, agosto e novembro, a depender do cargo escolhido para disputa. 

PESQUISA DE CONCURSOS