Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Falhas em correção de prova faz PMDF abrir investigação contra Iades

A portaria que instaurou o processo administrativo de investigação foi publicada em 25 de outubro

01/11/2018 19:05

Do CorreioWeb

PMDF/Divulgação
Mesmo após reconhecer o erro na correção das provas do concurso da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), e de abrir prazo para recursos, o Instituto Americano de Desenvolvimenti (Iades), banca do concurso público para soldado, é alvo de investigação iniciada pela própria corporação. As falhas nas correções das redações e as divergências no valor da inscrição são alvos. Segundo a PMDF, se comprovadas as irregularidades, serão tomadas as medidas cabíveis. O processo demora por volta de 30 dias para ser apurado, caso não haja prorrogação. A penalidade somente será realizada após a conclusão do processo. A portaria que instaurou o processo administrativo de investigação foi publicada em 25 de outubro .


Entenda o caso

Após denúncias de candidatos, o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) emitiu recomendação para que fosse reaberto o prazo para recurso devido a irregularidades nas correções das redações do concurso para soldado da PMDF.

Além da recomendação de reabertura dos prazos, o MPDFT pediu também que o Iades e a PMDF disponibilizassem, de forma adequada a todos os candidatos, o teor da correção efetuada nas provas de redação e esclarecessem que, em relação ao quesito NE (número de erros), deve haver a marcação exata do local do texto onde encontra-se o erro, de modo a permitir que o candidato possa conhecer a palavra que causou desconto de pontos.

Ainda de acordo com a recomendação, os professores que avaliarão os recursos devem explicitar os argumentos que os levaram a pontuar o candidato de forma padronizada. A avaliação dos argumentos deve ser realizada por, ao menos, dois examinadores, sendo a nota final a média dos resultados. Após isso, o Iades reconheceu o erro em relação à digitalização das provas. Saiba mais aqui.

PESQUISA DE CONCURSOS