Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Cebraspe divulga resultado final de provas do concurso do MPU

O resultado provisório das provas discursivas também saiu

07/11/2018 20:51

Lorena Pacheco

Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press
O grande dia chegou! Após muita expectativa, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) divulgou o resultado final nas provas objetivas para todos os cargos, além do resultado provisório na prova discursiva, somente para o cargo de analista do MPU. Confira a sua classificação aqui!


O documento ainda traz a convocação para a avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararam pessoas com deficiência, somente para o cargo de técnico do MPU, a convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros, somente para o cargo de técnico do MPU, e a convocação para o desempate de notas, somente para o cargo de técnico do MPU.

As provas foram aplicadas em 21 de outubro. Na ocasião, o Cebraspe divulgou que o número geral de candidatos ausentes nas provas pela manhã, nos testes de analista, foi de 23,91% faltosos, ou seja, dos 73.879 inicialmente inscritos, cerca de 17.664 não compareceram. E à tarde, quando os candidatos a técnico foram testados, 18,25% dos inscritos não compareceram aos locais de prova, ou seja, dos 191.045 inscritos inicialmente, cerca de 34.865 faltaram.

De acordo com o professor do Gran Cursos Online e especialista em legislação aplicada ao MPU, Gilcimar Rodrigues, a parcela da prova sobre legislação aplicada, objetiva e discursiva, estava “muito generosa” para quem estava preparado. “Como as questões foram basicamente superficiais, pode ser que comprometam a nota de corte”, diz.

Segundo ele, as chamadas “pegadinhas” não foram encontradas na avaliação. Rodrigues também entendeu que a redação também foi benéfica aos que disputaram as vagas. “Foi quase um tema aberto. Ele pedia cinco funções do MP. Se o candidato tivesse lido o artigo 129 da Constituição Federal — que estabelece as funções do órgão — e respondesse com calma à questão, estaria tranquilo”, esclarece o professor. Saiba mais sobre o pós-prova do MPU aqui.

Ao todo, foram contabilizadas 264.924 pessoas inscritas no concurso. Estão em jogo 47 vagas imediatas e formação de cadastro reserva para técnicos e analistas do órgão. Desse total, 229.169 são candidatos de ampla concorrência (37 vagas), 35.755 são candidatos negros (sete vagas) e 4.761 são pessoas com deficiência (três vagas). Os números foram divulgados nesta quarta-feira (17/10).

A grande expectativa do concurso é o cadastro reserva que poderá ser chamado ao longo da validade do edital. De acordo com o edital, foi determinado um quantitativo máximo de aprovados que serão contemplados no resultado final do concurso. Serão ao todo 7.293 aprovados, a grande maioria para o Distrito Federal (até 4.736 aprovados, sendo 3.579 técnicos e 1.157 analistas). Esse quantitativo deverá ser o termômetro para as convocações de aprovados.

PESQUISA DE CONCURSOS