Quem se inscreveu para o concurso público da Advocacia Geral da União (AGU) deve se preparar para a alta concorrência. O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistência Nacional (Idecan) divulgou que 50.693 candidatos vão concorrer a 100 vagas ofertadas, com remuneração inicial de R$ 6,2 mil. As avaliações serão aplicadas em 9 de dezembro. Confira aqui se sua inscrição foi efetivada.
Os locais de realização das provas objetivas serão divulgados na data provável de 3 de dezembro de 2018, por aviso no Diário Oficial da União e também no site da banca.
O candidato deverá comparecer ao local com antecedência mínima de 60 minutos do horário fixado, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, feita de material transparente e de ponta grossa, do Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) e de documento de identidade original.
As chances são para profissionais de nível superior do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo. Os cargos são de nível superior: administrador (48 vagas), analista técnico administrativo (diploma em qualquer área - 10 vagas), arquivista (2 vagas), bibliotecário (1 vaga), contador (32 vagas), técnico em assuntos educacionais (diploma em qualquer área - 2 vagas) e técnico em comunicação social (diploma de comunicação social/jornalismo - 5 vagas).
Leia também:
Leia também:
Provas
Quem concorrer aos cargos de administrador, arquivista, contador e técnico em assuntos educacionais serão avaliados pela manhã, das 9h às 13h30. Já quem concorrer a analista técnico administrativo, bibliotecário e técnico em comunicação social farão as provas na tarde, das 15h às 19h30. Todos no horário de Brasília/DF.
As provas objetivas serão compostas por 60 itens, sendo 10 de língua portuguesa, 10 de conhecimentos gerais, cinco de raciocínio lógico, cinco de noções de informática e 30 de conhecimentos específicos. (O conteúdo cobrado de cada disciplina pode ser conferido a partir da página 24, no anexo I do edital de abertura)
Cada item valerá um ponto e estará aprovado que conseguir acertar 50% deles e que tenha acertado pelo menos uma questão de cada disciplina. Os itens serão do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A a E) e uma única resposta correta. A banca recomenda atenção ao marcar as repostas, já que em hipótese alguma haverá substituição do cartão por erro do candidato.
Os gabaritos preliminares serão divulgados a partir das 16h de 10 de dezembro.
Todos os candidatos ainda serão submetidos a provas discursivas. Os candidatos deverão compor uma dissertação, de 30 a 60 linhas, sobre o conteúdo programático dos conhecimentos específicos do cargo. A avaliação valerá 20 pontos. Serão considerados aprovados apenas os candidatos que obtiverem o percentual mínimo de 50% de aproveitamento nos pontos da referida prova.
Somente serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos aprovados nas provas objetivas, classificados até dez vezes o número de vagas para cada cargo, em cada modalidade de concorrência.
Cronograma
2/10/2018 – Edital de abertura é publicado
3/10/2018 – Começam as inscrições
4/11/2018 – Terminam as inscrições
5/11/2018 – último dia para pagar a taxa de inscrição
3/12/2018 – Publicação do cartão de inscrição com os locais de prova
9/12/2018 – Aplicação das provas e todo o país
10/12/2018 – Divulgação dos gabaritos preliminares às 16h
11 e 12/12/2018 – prazo para interposição de recursos
A última seleção da AGU aconteceu em 2014, com 60 oportunidades de nível médio e superior, e também foi organizada pelo Idecan. As vagas de nível superior foram para analista de sistemas (10), analista técnico administrativo (34), bibliotecário (3) e técnico em comunicação social (3). Já para o nível médio/técnico, as chances foram de técnico em contabilidade (10). Mais de 10 mil pessoas se inscreveram. O concurso contou com provas objetivas para todos os cargos.