Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Assim como concurso da Novacap, Inaz do Pará suspende provas do IFRO sem avisar

Comunicado foi publicado no site da banca um dia antes das provas objetivas sem aviso prévio ao instituto

19/12/2018 16:00 | Atualização: 19/12/2018 16:11

Letícia Cunha*

Divulgação/Ifro
A empresa Inaz do Pará suspendeu o concurso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) um dia antes da realização das provas objetivas, que deveriam ter sido realizados no domingo (16/12). A suspensão foi anunciada por meio de comunicado no próprio site da banca.


O IFRO, por sua vez, alegou ter sido surpreendido pela atitude da organizadora, uma vez que entraram em contato, na sexta-feira (14/12), para confirmar a realização dos exames. Na manhã de sábado (15/12), algumas horas antes do aviso de suspensão, a Inaz do Pará também realizou o treinamento dos fiscais do concurso.

A justificativa utilizada pela banca para a anulação do certame foi “necessidade de adequação técnica, que envolvem ajustes e demais procedimentos preparatórios”, sem mais detalhes. Segundo a assessoria de comunicação da IFRO, a organizadora não especificou os motivos.

O Instituto Federal disse estar tomando as medidas administrativas e jurídicas cabíveis. A nota de esclarecimento do órgão, divulgado no sábado, pode ser conferida aqui.

As provas eram destinadas para o cargo de técnico-administrativo em educação, ofertando 17 vagas. Seriam realizadas a partir das 14h do domingo passado (16/12), em várias cidades do estado de Rondônia. A banca Inaz do Pará foi escolhida por meio de licitação. Datas de novas provas ainda não foram divulgadas.

A banca Inaz do Pará foi protagonista de outra polêmica envolvendo cancelamento de provas. As provas do concurso da Novacap, no Distrito Federal, foi cancelado pela quarta vez também no domingo (16), igualmente sem aviso prévio. A Polícia Civil do DF (PCDF), junto com o Ministério Público (MPDFT), começaram uma operação para investigar suspeitas de fraude do certame.

Saiba mais: PCFG e MPFT investigam suspeita de fraude em concurso da Novacap
Novacap inicia processo de rescisão com a banca examinadora e deve cancelar concurso

 

*Estagiária sob supervisão de Lorena Pacheco.


PESQUISA DE CONCURSOS