Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Exército abre concurso com 450 vagas para formação de oficiais

As chances são para candidatos de nível médio

24/04/2019 10:58

Mariana Fernandes

Exército/Divulgação
A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) anunciou, nesta quarta-feira (24/4), edital de concurso com 450 vagas para o curso de formação e graduação de oficiais de carreira da linha de ensino militar bélico. Do total de chances,  400 são para o sexo masculino e 50 para o feminino. 

Para ingressar na carreira é necessário ser brasileiro nato; ter diploma de conclusão de ensino médio; possuir, no mínimo, 17 e, no máximo, 22 anos; e ter, no mínimo, 1,60m de altura, para candidatos do sexo masculino; ou ter, no mínimo, 1,55m de altura, se do sexo feminino, dentre outros.

As inscrições podem ser realizadas pelo site www.espcex.eb.mil.br, no período de 7 de maio a 6 de junho de 2019. A taxa é de R$ 90.

Etapas

A seleção será composta de exame intelectual (aplicados em 28 e 29 de setembro),inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica e comprovação dos requisitos para a matrícula.

Os exames intelectuais serão compostos de provas objetivas, realizadas em dois dias consecutivos, com duração de 4 horas e meia em cada dia, e aplicadas a todos os candidatos inscritos. Os testes serão dividos da seguinte maneira:
  • 1º dia: provas de português (com 20 questões objetivas), de redação (questão discursiva), de física (com 12 questões objetivas) e de química (com 12 questões objetivas); 

  • 2º dia: provas de matemática (com 20 questões objetivas), de geografia(com 12 questões objetivas), de história (com 12 questões objetivas) e de inglês (com 12 questões objetivas).
Após aprovação, o candidato é matriculado e passa a ser militar do Exército, na condição de aluno da EsPCEx.

Curso de formação

O curso, de nível superior, será realizado em cinco anos em regime de internato, nos seguintes locais:

  • I - EsPCEx, em Campinas-SP, primeiro ano do curso, em que o militar em formação é considerado Aluno; 

  • II - Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), na cidade de Resende-RJ, do segundo ao quinto ano do Curso, em que o militar em formação recebe o título de cadete.

Durante a realização do curso, o aluno/cadete é considerado militar da ativa. 

Já durante a realização do curso na AMAN, o cadete do sexo masculino optará por um dos seguintes cursos: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência e Material Bélico. Já a cadete do sexo feminino optará por um dos seguintes cursos: Intendência e Material Bélico. 

Após concluir o curso com aproveitamento, o concludente será declarado aspirante-a-oficial (Asp) do Exército Brasileiro, sendo-lhe conferida a graduação de Bacharel em Ciências Militares.

Imediatamente após concluir o curso, o aspirante é matriculado em um estágio probatório, cuja conclusão, com aproveitamento, proporcionará a nomeação a Oficial do Exército Brasileiro, no posto de Segundo-Tenente.


PESQUISA DE CONCURSOS