Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Especialista dá dicas sobre como aproveitar o celular no estudo para concursos

Aprenda como não se distrair para render mais nos estudos

26/05/2019 07:01 | Atualização: 24/05/2019 20:01

Victória Olímpio*

Kleber Sales/CB/D.A Press
As provas de concursos costumam deixar os candidatos ansiosos e nervosos, muitas vezes atrapalhando os estudos. Um problema muito recorrente que também prejudica a preparação é o excesso do uso do celular, que acaba desviando o foco dos concurseiros e trazendo uma dependência, além de consumir o tempo. O coaching de concursos do Gran Cursos Online, Rodrigo Lima, fala um pouco sobre o assunto. Veja as dicas:
 
"Com a era dos smartphones, temos um mundo em nossas mãos. Você consegue se conectar com qualquer um em qualquer lugar do planeta com um simples clique. Entretanto, se não soubermos usá-lo de forma consciente, ele trará mais problemas que soluções para as nossas vidas. Quem está se preparando para um concurso público tem que fica mais atento para as consequências que o uso excessivo do celular pode trazer", ressalta.

Apesar de tudo isso, o celular pode deixar de ser um problema e começar a ser uma solução, potencializando ainda mais os estudos. Para isso, Rodrigo dá quatro dicas sobre como utilizar melhor as tecnologias:
  • Estipule um tempo e um horário fixo para usar as redes sociais e responder mensagens. Isso não é proibido, porém tem que ser feito de forma equilibrada e programada. "Sugiro que reserve meia-hora ou, no máximo, uma hora por dia para mexer nas redes sociais e interagir com as pessoas. Para que as pessoas não pensem que você as está ignorando, deixe-as cientes de que você está reduzindo seu tempo no celular para estudar".

  • Deixe as redes sociais de lado por um tempo. "Crie um Studygram. Nele, siga perfis relacionados ao seu concurso, a matérias e conteúdos técnicos e motivacionais que possam te ajudar a ser aprovado".

  • Está difícil se concentrar? Utilize aplicativos que te ajudam nisso como o Brain Focus ou o Forest. O Brain Focus faz se concentrar por um tempo predeterminado que você mesmo configura no aplicativo. Ele também te dá a opção colocar o tempo de descanso. Já o Forest é um aplicativo bem legal. Ele "gamefica" os estudos.  Se você conseguir cumprir o tempo de estudos previamente determinado, ele faz nascer uma linda árvore. Se você mexer no celular em algum momento naquele período, a árvore morre. Assim, depois de um tempo, você vai ter uma grande floresta que você mesmo gerou. "Eu acho muito bacana esse aplicativo, pois imagino aquilo como se fosse o meu cérebro e o tanto de conhecimento que estou adquirindo. O que você prefere ter dentro da sua caixola um deserto ou um floresta amazônica?"

  • Use o celular para escutar áudios ou aulas. Isso ajuda muito você a manter sua cabeça constantemente nos estudos. Você vai dirigir, lavar louças, malhar, cuidar das crianças, pegar um meio de transporte e ouvir alguma matéria que você já tenha estudado. Nada de pegar matéria nova. Esses momentos devem ser utilizados para REVISÃO do que você JÁ ESTUDOU. "Além disso, programe os áudios que vai estudar e a sequência que o fará. Não pode escutar um dia Constitucional, no outro dia Administrativo e no outro AFO. Termine de revisar uma matéria, só depois disso partir pra outra".
 
* Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca 


PESQUISA DE CONCURSOS