Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Iphan é autorizado a convocar 131 candidatos para o cargo de auxiliar

O certame foi realizado em 2018

12/08/2019 11:18 | Atualização: 12/08/2019 11:47

Victória Olímpio*

Nelson Kon/Iphan
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi autorizado a convocar 131 candidatos classificados e aprovados no concurso público para o cargo de auxiliar institucional I.
 
De acordo com a publicação, feita no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (12/8), o provimento deverá ocorrer já a partir de agosto, não podendo ultrapassar 31 de dezembro de 2019, e está condicionado:

I - à existência de vagas na data da nomeação dos candidatos e
II - à declaração do respectivo ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira das novas despesas com a Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados. 

O concurso

abertura do certame ocorreu em junho de 2018, ofertando 411 vagas de nível médio, técnico e superior (destas, 110 vagas só para o Distrito Federal), além de formação de cadastro reserva. O Cebraspe foi a banca organizadora da seleção. A seleção para todos os cargos foi realizada por provas objetivas e discursivas. Para nível médio também houve avaliação de títulos. 

As chances de nível superior foram para o cargo de analista, com remuneração de R$ 5.035,29, para quem tem nível superior em comunicação social, engenharia cartográfica, geografia, geociências, relações internacionais e ainda para graduados em qualquer área de formação. 

Quem tem curso superior pode competir ao posto de técnico, com o mesmo salário, para formados em ciências sociais, antropologia, arqueologia, arquitetura e urbanismo, arquivologia, biblioteconomia, ciências biológicas, engenharia agronômica, engenharia civil, história, educação, pedagogia, licenciatura em ciências humanas e também para graduados em qualquer área de formação. 

Já para quem tem nível médio, o cargo oferecido foi o de auxiliar institucional, com salário de R$ 3.419,97. Podem concorrer quem tem apenas nível médio ou quem tem nível médio e técnico em conservação e restauração de bens culturais móveis, em edificações, em agronomia ou em jardinagem. 


* Estagiária sob a supervisão de Lorena Pacheco 

PESQUISA DE CONCURSOS