Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Tribunal de Justiça do RJ define banca organizadora para novo concurso

As fases de seleção também foram divulgadas

16/08/2019 11:37 | Atualização: 16/08/2019 11:48

Victória Olímpio*

Divulgação/Facebook TJRJ
A banca organizadora responsável pelo novo concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), que visa ingresso na magistratura da carreira, foi definida! A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquisa Filho (Fundação Vunesp) será a responsável pela organização e realização do certame.
 
De acordo com a assessoria do Tribunal, ainda não há previsão de quantas vagas serão ofertadas ou a data da publicação do edital de abertura. 

Mas as fases de seleção também foram divulgadas e os candidatos serão avaliados por: 
  • Prova objetiva seletiva, de caráter eliminatório e classificatório
  • Prova discursiva e prática de sentença, de caráter eliminatório e classificatório
  • Sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico, de caráter eliminatório
  • Prova oral, de caráter eliminatório e classificatório
  • Avaliação de títulos, de caráter classificatório 
 
Para assumir o cargo será necessário ter nacionalidade brasileira, ser bacharel em direito há pelo menos três anos, ter o mínimo de três anos de atividade jurídica, não registrar antecedentes criminais e possuir até 65 anos de idade na data de inscrição definitiva. 

Outras oportunidades no Rio 

Procuradoria-Geral do Município do Rio de Janeiro (PGM/RJ) está autorizada a realizar um novo concurso público que visa provimento de cargos na classe inicial de procurador. A comissão organizadora do certame já foi definida, mas ainda não há previsão de quantas vagas serão ofertadas ou a data da publicação do edital. 

Para concorrer, o candidato deve ser bacharelado em direito e ter exercício de, pelo menos, dois anos de atividades que envolvam a aplicação de conhecimentos jurídicos. De acordo com o Portal da Transparência da Prefeitura do Rio, a remuneração em inicio de carreira de procurador equivale a R$ 27.342,96. O valor é referente a 2016.

A seleção será realizada por prova escrita geral, provas escritas específicas, provas orais e provas de títulos. As provas serão realizadas na cidade do Rio de Janeiro e contarão com disciplinas de direito - administrativo, processual civil, constitucional, civil e empresarial, financeiro e tributário e do trabalho, previdenciário e processual do trabalho. Saiba mais aqui! 


* Estagiária sob a supervisão de Lorena Pacheco 

PESQUISA DE CONCURSOS