Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Concurso diplomata: resultado da 1ª etapa e nova convocação são divulgados

O concurso oferta 20 vagas na classe inicial do terceiro secretário, com remuneração inicial de R$ 19.199,06

23/09/2019 17:32 | Atualização: 23/09/2019 17:53

Lorena Pacheco / Victória Olímpio* /

Helio Montferre/Esp. CB/D.A Press
Palácio Itamaraty
Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), desta segunda-feira (23/9), o resultado final da primeira etapa e a convocação para a segunda fase do concurso para diplomatas pelo Instituto Rio Branco (IRBr). 
 
Os candidatos também podem conferir pelo site do Iades, banca organizadora do concurso, as justificativas de alteração/anulação dos gabaritos oficiais preliminares das provas da primeira fase.

Ao todo, 6.411 pessoas se inscreveram inicialmente para as 20 vagas para a classe inicial de terceiro secretário. A prova objetiva da primeira fase foi aplicada em 8 de setembro. 

Convocação para prova escrita do concurso de diplomata 

A prova escrita de língua portuguesa terá a duração de cinco horas e será aplicada em 12 de outubro, com início às 14h (horário oficial de Brasília/DF), nas capitais onde houver candidatos aprovados na primeira fase. 

Já a prova escrita de língua inglesa terá a duração de cinco horas e será aplicada em 13 de outubro, também com início às 14h (horário oficial de Brasília/DF), nas capitais onde houver candidatos aprovados na primeira fase.

As provas escritas da segunda fase (história do Brasil, de política internacional, de geografia, de economia, de direito e direito internacional público e de língua espanhola e língua francesa) terão duração de quatro horas cada e serão aplicadas nas capitais onde houver candidatos aprovados na primeira fase, de acordo com o seguinte calendário, obedecendo ao horário oficial de Brasília/DF: 

  • 18 de outubro: prova de história do Brasil, iniciando-se às 9h;

  • 18 de outubro: prova de geografia, iniciando-se às 15h;

  • 19 de outubro: prova de política internacional, iniciando-se às 9h;

  • 19 de outubro: prova de economia, iniciando-se às 15h;

  • 20 de outubro: prova de direito e direito internacional público, iniciando-se às 9h;

  • 20 de outubro: prova de língua espanhola e língua francesa, iniciando-se às 15h; 

    Os locais de aplicação serão divulgados a partir de 1º de outubro, no endereço eletrônico. 

Sobre o concurso para diplomata

O concurso público oferece 20 vagas na classe inicial do terceiro secretário. Após aprovado, os candidatos ingressarão no curso de Formação de diplomatas do Instituto Rio Branco, cuja conclusão constitui condição essencial para a confirmação do servidor no Serviço Exterior Brasileiro. A remuneração inicial do cargo é de R$ 19.199,06. 

Regulamento para todos concursos de diplomatas

Também foi publicado, no Diário Oficial da União, desta segunda-feira (23/9), a portaria 919 com a aprovação do regulamento do Instituto Rio Branco, (IRBr) que organiza concursos públicos de provas ou de provas e títulos para ingresso na carreira de diplomata. Na portaria, é regulamentado o concurso para diplomatas e o curso de formação, as obrigações dos alunos, o estágio probatório, o curso de aperfeiçoamento, o curso de atualização de política externa e o curso de altos estudos. Saiba mais aqui! 



* Estagiária sob a supervisão de Lorena Pacheco 

PESQUISA DE CONCURSOS