Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Marinha lança concurso com 30 vagas para formação de aquaviários

Os aprovados serão lotados no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, no Rio de Janeiro

26/02/2020 09:54 | Atualização: 26/02/2020 11:08

Victória Olímpio*

Divulgação/Marinha
Marinha do Brasil lançou processo seletivo para admissão ao Curso de Formação de Aquaviários, que aceita articipação de candidatos de ambos os sexos. São 30 vagas para moço de máquinas para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro. Para participar é necessário ter idade mínima de 18 anos e escolaridade mínima do 9º ano do Ensino Fundamental.

Os interessados devem se atentar ao curto prazo de inscrição, que estará disponível entre às 12h de 2 de março até as 23h59 de 6 do mesmo mês. As inscrições devem se inscrever pelo site da Marinha e o valor da taxa de inscrição é de R$ 50.

A seleção será realizada por:

1ª Etapa - Exame de Conhecimentos (eliminatório e classificatório);
2ª Etapa- Verificação de documentos e apresentação dos atestados médicos (eliminatória);
3ª Etapa - Realização do Teste de Suficiência Física (eliminatória);
4ª Etapa - Comprovação do tempo de embarque (classificatória);
5ª Etapa - Matrícula. 

Curso de Formação

O Curso de Formação será constituído por dois períodos: o Escolar (realizado em sala de aula) e um Programa de Instrução no Mar (PIM). Após aprovação do Período Escolar, o aluno será submetido ao PIM, como aluno estagiário, por um período mínimo de dois meses, a bordo de embarcações mercantes. O curso será gratuito, sendo oferecido material de ensino, por empréstimo. 

Os alunos cursando receberão merenda escolar, mas não haverá a facilidade de alojamento. Ao ser aprovado no Curso de Formação de Aquaviários Moço de Máquinas (CFAQ-MOM), o que se dá somente após o PIM, o aluno será declarado Moço de Máquinas. Depois o aluno aprovado receberá sua Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) e o certificado. 


* Estagiária sob a supervisão de Lorena Pacheco 

PESQUISA DE CONCURSOS