A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) divulgou a concorrência do concurso público que visa preencher 300 vagas de escrivães. Foram 52.636 candidatos inscritos na seleção. Ou seja, uma concorrência de mais de 175 candidados por vaga. A informação foi publicado no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoçao de Eventos (Cebraspe), banca organizadora do certame.
São 300 vagas de nível superior, sendo 225 de ampla concorrência, 60 para negros e 15 para pessoas com deficiência. O salário inicial é de R$ 8.698,78, para 40 horas semanais de trabalho.
Ainda nesta quinta-feira (5/3), a corporação publicou as orientação para a aplicação das provas. As provas objetivas e a prova discursiva terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas no dia 15 de março de 2020, às 14 horas (horário oficial de Brasília/DF).
O concurso será constituído de duas etapas. A primeira terá as seguintes fases:
- prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- prova prática de digitação, de caráter eliminatório;
- exames biométricos e avaliação médica, de caráter eliminatório;
- prova de capacidade física, de caráter eliminatório;
- avaliação psicológica, de caráter eliminatório; e
- sindicância de vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório.
Mais chances na PCDF em breve
Em breve, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) vai abrir concurso com 1.800 vagas para agentes. Segundo a assessoria do órgão, a banca organizadora responsável pelo certame será publicada nos próximos 15 dias!O certame foi autorizado no início de setembro de 2019 pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), que anunciou 600 vagas imediatas e 1,2 mil para cadastro de reserva. A autorização foi feita em solenidade que deu posse a 83 peritos criminais, aprovados em concurso de 2016. Ibaneis assinou ainda a convocação de 100 oficiais e 750 praças da PMDF para curso de formação.