Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Coronavírus: veja quais concursos estão suspensos até o momento

A covid-19 no Brasil já afeta os concursos públicos em diversos estados. Veja aqui quais concursos estão suspensos até o momento

26/03/2020 16:30 | Atualização: 26/03/2020 16:55

Mariana Fernandes

USP Imagens/Divulgação
A pandemia de coronavírus no Brasil já afeta os concursos públicos de diversos estados.  A orientação de especialistas e da Organização Mundial de Saúde é para que a população evite aglomerações e ambientes fechados. Dessa forma, várias seleções estão suspensas para evitar desencadear a doença Covid-19. 


Com um dos concursos mais aguardados neste ano, o Senado Federal informou que a Casa aguarda o pleno restabelecimento da normalidade do País para só então lançar o edital de abertura do concurso público, a exemplo de tantos outros concursos que se encontram suspensos ou com cronograma indefinido. O órgão disse ainda que a Comissão Examinadora do concurso segue envolvida na preparação do certame. 

Veja algumas suspensões confirmadas e acompanhe a atualização desta matéria:

Suspensos


Procuradoria-Geral do DF: O Cebraspe e a PGDF informaram que estão adiadas as provas objetivas, para todos os cargos, e a prova discursiva, somente para os cargos de Analista Jurídico, referentes ao concurso público para o provimento de 100 vagas e a formação de cadastro de reserva no cargo de analistas e técnicos,  que ocorreriam neste domingo, dia 22 de março de 2020. Segundo o comunicado, um novo cronograma do concurso será divulgado oportunamente. 

Polícia Civil do DF: A aplicação das provas do concurso com 300 vagas para escrivães da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) foi adiada. Em nota, o Cebraspe e a Polícia Civil informaram que lamentam o ocorrido e afirmam que estão empenhados em retomar o mais breve possível as atividades regulares do certame. A banca disse ainda que informações sobre o novo cronograma serão divulgadas oportunamente. 

Marinha: 
Em decorrência de possível contaminação pelo COVID-19, a aplicação das provas do processo seletivo para o Serviço Militar Voluntário de Praças temporárias (SMV-PR), marcada para o dia 22 de março de 2020, será adiada com nova data a ser definida.

Solicita-se aos candidatos que acompanhem constantemente as atualizações do certame no site do Distrito Naval no qual realizaram a inscrição. Aqueles que se inscreveram no Comando do 7º Distrito Naval devem acessar o www.marinha.mil.br/com7dn


Prefeitura de Ceres: A Prefeitura Municipal de Ceres/GO divulgou comunicado de suspensão da aplicação das provas previstas para 22 de março. A decisão é suspender por 30 dias prorrogáveis por igual período, a realização do referido certame. De acordo com o órgão, após o cumprimento das referidas diligências será retomado o cronograma de aplicação do concurso público em apreço.  Serão ofertadas 16 vagas, sendo oito para provimento imediato e oito para formação de cadastro reserva. 

Tribunal de Justiça do Paraná: O TJ-PR divulgou um comunicado sobre o concurso público que visa preencher 114 vagas no cargo de técnico judiciário. As bancas previstas para a avaliação dos candidatos com deficiência e dos candidatos autodeclarados negros, estão suspensas. 


Conselho Regional de Serviço Social da 23ª Região: O Cress/RO adiou a aplicação das provas do concurso que ocorreria no próximo domingo (22/3). Informações sobre o novo cronograma serão divulgadas oportunamente. 

Prefeitura de Cachoeira Alta: O Prefeito da cidade suspendeu fases do concurso público n° 01/2020 para readequação do edital. Saiba mais sobre o concurso aqui.


Procuradoria-Geral do Município de Teresina: A Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema) decidiu adiar as provas objetivas do concurso público para procurador do município e fiscal de serviços públicos. O novo cronograma será divulgado posteriormente, dependendo do cenário da doença. 


Tribuna de Justiça de Alagoas: A Fundação Vunesp informa que está suspensa a aplicação da prova do concurso para a Concurso de Provas e Títulos para a Outorga de Delegações de Notas e Registro do Estado de Alagoas, marcada para o dia 22 de março, próximo domingo. Veja mais detalhes do concurso aqui.


Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul: O Tribunal suspendeu a aplicação da prova objetiva, marcada pra 29 de março. Saiba mais sobre o concurso aqui.

TCM/SP: As provas do concurso público do órgão de controle, previstas para os dias 19 e 26 de abril, foram temporariamente suspensas, assim como as atividades da Escola de Gestão do TCMSP. Veja mais sobre o concurso aqui.

PMPI 

Polícia Militar do Piauí suspendeu o processo seletivo com 100 vagas para o serviço auxiliar voluntário, em decorrência da pandemia da doença causada pelo novo coronavírus. A informação foi publicado no Diário Oficial do Estado. Desse modo, o processo de inscrilções também está interrompido.Entretando, os cadastros já realizados e pagos não serão prejudicados.


Sefaz-AL

As próximas fases do concurso público da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) foi adiado. A informação foi publicada pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag), que tomou a decisão por conta da situação de emergência causada pelo novo coronavírus.  De acordo com o comunicado,  a pasta divulgará um novo cronograma para dar seguimento ao certame.

TJMMG

O presidente do Tribunal de JUstiça Militar de Minas Gerais suspendeu a abertura das inscrições do concurso , previstas no edital para início em 30 de março de 2020, por tempo indeterminado e até que se reúnam as condições necessárias para a realização de forma segura do concurso.  Ficam igualmente sem validade as demais datas, prazos e períodos expressos ou referidos no Edital, que serão estabelecidos em novo cronograma de execução a ser oportunamente e amplamente divulgado. 

AL-AP

O presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, deputado Kaká Barbosa (PL), anunciou a suspensão do concurso público destinado ao provimento de cargos vagos do quadro de pessoal permanente e formação de cadastro reserva, que teve início em fevereiro deste ano. Com a medida, ficam canceladas todas as etapas que estavam previstas para ocorrer a contar da data da publicação do Edital (001/2019). 

Bombeiros-PB

OCorpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) suspendeu as etapas do Concurso Público para o Curso de Formação de Oficiais 2020 por tempo indeterminado. A Comissão Organizadora recomenda aos candidatos que fiquem atentos às publicações no site da Corporação e no Diário Oficial para se informarem quanto às novas datas para os exames que foram adiados.

Secretaria de Economia do DF

A secretária adjunta de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal (SEEC/DF), Adriane Lorentino, publicou novo edital com a suspensão temporária do concurso público para o provimento de vagas, e formação de cadastro de reserva, no cargo de auditor-fiscal da Receita do Distrito Federal. O cronograma do concurso será readequado com novas datas prováveis e que as atividades referentes ao concurso serão retomadas em agosto de 2020.











PESQUISA DE CONCURSOS