Faixa superior para impressão

Concursos

Concursos

Detran/DF divulga resultado final do concurso para agentes de trânsito

23/05/2013 11:37

Lorena Pacheco - Do CorreioWeb

Rafael Ohana/CB/D.A Press
A lista com as notas dos classificados pode ser conferida no Diário Oficial do DF a partir da página 39

Após muita espera e protestos, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) finalmente divulgou o resultado final do concurso para o posto de agente de trânsito. A lista com as notas dos classificados pode ser conferida no Diário Oficial do DF a partir da página 39. Também foram divulgados o resultado final da investigação social e do curso de formação profissional.

Entenda o caso
Quatrocentos candidatos participaram do curso de formação que teve conclusão em 25 de janeiro deste ano. Porém, eles tinham ideia de quando seria divulgado o resultado da etapa. E essa não foi a primeira vez que os candidatos enfrentam atrasos no cronograma da seleção. Em novembro de 2012, eles chegaram a fazer manifestações para que as aulas da derradeira fase fossem iniciadas.

Inscrito no certame, o autônomo José Maria de Oliveira, 40 anos, conta que a Fundação Universa, a empresa responsável pela organização do concurso, não divulgou sequer o gabarito oficial da última prova do curso de formação. "O edital com a oferta de 100 vagas foi lançado em 2011, e a Lei Orçamentária Anual de 2012 já previa a nomeação de 200 agentes. Mas, por causa da morosidade do processo seletivo, ninguém pôde ser nomeado ainda", lamentou.

Para o concurseiro, a demora na efetivação dos novos servidores é onerosa aos cofres públicos e prejudicial à população. "É dinheiro sendo jogado fora. No curso de formação, foram treinadas 400 pessoas. Nós demos 40 mil tiros. Temos mortes acontecendo no trânsito. E até agora nada: o tempo está passando. Pedimos respeito e a nomeação dos aprovados", acrescentou.

A candidata Talita Gehre ficou frustrada com a falta de informações por parte da organizadora. Ela alegou que a Universa e a Secretaria de Administração do Distrito Federal (Seap) não passaram informações consistentes. "A banca nem sequer aceita conversar conosco. No máximo, dá respostas genéricas aos e-mails que mandamos", disse.

As queixas dos candidatos, no entanto, não pararam por aí. Eles temem que a criação do curso de Especialização em Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) seja uma motivação para que os aprovados na seleção do Detran não sejam convocados. "Para quê qualificar para essa área profissionais que têm outras funções se há 400 agentes aguardando serem chamados?", questionou a militar Letícia Campos, 34 anos, também matriculada no curso de formação do Detran.

O BPTran disse ao Correio, porém, que o preparo de mais policiais para trabalhar no trânsito tem como foco os grandes eventos de futebol que ocorrerão na capital federal, como a Copa das Confederações, no próximo mês, e a Copa do Mundo, em 2014. Além disso, a PM reiterou que, nas ocasiões, todos os órgãos da segurança pública, inclusive o Detran, atuarão juntos.

Meta da década - O Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária para a Década (2011 - 2020), coordenado pelo Ministério das Cidades, prevê que, ao fim desse período, haja um agente de trânsito para cada mil carros registrados em cada unidade da Federação. A 40 dias da Copa das Confederações, o DF soma 1.403.788 veículos nas ruas e apenas 269 agentes de trânsito, de acordo com a assessoria de comunicação do Detran, o que resulta em 5.218 automóveis para cada profissional fiscalizador.

Greve
Os servidores do Detran-DF paralisaram, pela segunda vez na semana, os atendimentos em todos os serviços e postos, nesta quinta-feira (23/5). Na terça-feira (21/5) o departamento também fez uma paralisação. Com a iniciativa, cerca de 4,5 mil atendimentos deixam de ser realizados nos 11 postos que estão fechados. Uma das solicitações do Sindetran-DF é que sejam chamados mais servidores. O Diário Oficial do DF desta quinta traz o resultado do último concurso do departamento. "Esta é só uma das etapas da reivindicação, agora esperamos que os que passaram no concurso sejam chamados logo", afirmou.