Foi divulgado o edital do concurso público da Escola de Saúde do Exército, para admissão no Curso de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde do Exército (CFO/S SAU). Para assumir é necessário ter idade máxima de 36 anos; para o sexo masculino ter, no mínimo, 1,60m de altura e 1,55m de altura, se do sexo feminino.
As inscrições abrem em 15 de julho e devem ser realizadas pelo site www.essex.eb.mil.br, até 16 de agosto. A taxa é de R$ 130 e estarão isentos candidatos inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea ou membros de família de baixa renda.
Estão sendo ofertadas 127 vagas para as especialidades de anestesiologista, cancerologista/oncologia, cardiologia, cirurgia - da cabeça e pescoço, cardiovascular, geral, torácica, vascular e médica, endocrinologia e metabologia,endoscopia digestiva, geriatria, ginecologia e obstetrícia, hematologia e hemoterapia, infectologia, mastologia, medicina intensiva, medicina legal, nefrologia, neonatologia, neurocirurgia, neurologia, oftalmologia, ortopedia/traumatologia, otorrinolaringologia, patologia, pediatria, pneumologia, proctologia, psiquiatria, radiologia, reumatologia, sem especialidade, urologia, farmácia, ortodontia e ortopedia facial, endodontia e cirurgia e traumatologia buco maxilo facial.
Seleção
A seleção será realizada por exame intelectual, prova de títulos, inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica e comprovação dos requisitos para matrícula.
O exame intelectual ocorrerá na data provável de 20 de outubro, nas seguintes localidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Porto Alegre, Santa Maria, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Recife, Belém, Campo Grande, Fortaleza, Brasília, Manaus e Porto Velho.
Já o curso de formação será realizado no Rio de Janeiro, com duração de aproximadamente 37 semanas, abrangendo formação comum, formação específica e pós-graduação. Ao ser matriculado, o candidato será designado primeiro tenente aluno do CFO/S SAU. Ao concluir o curso, o primeiro tenente servirá em qualquer região do país, para atender as necessidades do serviço.
O médico sem especialidade será designado para servir em Organização Militar do Corpo de Tropa e após dois anos da conclusão do curso, será matriculado em curso de especialização (pós graduação ou residência médica).
* Estagiária sob a supervisão de Lorena Pacheco