Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

publicidade

Skimming, primeira leitura ou como começar uma boa prova

03/07/2015 14:05 | Atualização: 03/07/2015 14:10

Quem já leu o Como Passar em Provas e Concursos sabe o quanto sou enfático ao dizer que para se realizar uma boa prova são necessárias três leituras: a pré-leitura, a leitura e a pós-leitura ou leitura de revisão. Hoje falarei sobre a primeira delas, a pré-leitura, ou skimming, que tem um objetivo bastante diferente da leitura em si. Sua proposta é tornar possível uma visão global e superficial do assunto. Fisiologicamente, os movimentos oculares se diferenciam daqueles realizados na leitura integral, psicologicamente é destinada a uma análise superficial do conteúdo.

Se você nunca realizou essa pré-leitura, recomendo que faça. Se não sabe como fazer, darei algumas dicas e apontamentos. Uma prova típica de concursos (discursiva) possui textos e questões. A mesma técnica que se aplica para o skimming do texto, é a que se aplica às questões. Inicialmente, observe o título e subtítulo (se houver). De maneira geral, se houver fotos e negritos, ou seja, partes já concebidas como relevantes, se atente a elas e a tudo aquilo que já estiver em destaque. Nas questões, não raro palavras como “não”, “incorreto”, “única” podem vir em destaque e é importante se atentar para esses detalhes, pois indicam o que a banca espera como resolução daquela questão.

Passada a etapa dos destaques óbvios, sobrevoe e explore o texto deslizando em “S”. O movimento fundamental de “S” consiste em deslizar sobre as linhas impressas com um movimento amplo e sinuoso, fazendo uma varredura do texto com o campo visual. Durante a varredura do texto com o movimento de “S”, a sua atenção deve estar focalizada na identificação de palavras-chave, quer dizer, buscando um apoio seletivo nas palavras que sejam mais significativas, para que tenha uma visão global do assunto a ser abordado. Por isso é importante analisar título e subtítulo primeiro, pois é partindo dessa informação que você poderá identificar o conteúdo do texto e suas palavras-chave se tornarão mais visíveis.

No caso das questões, evite ler as alternativas, isso pode direcionar seu raciocínio e não é essa a proposta da primeira leitura. Avalie apenas os enunciados e fique atento para palavras-chave contidas nele.

Não se preocupe com perder palavras! A pré-leitura é para ser um percurso flexível, em que nem todas as palavras precisam ser apreendidas para que se consiga identificar a essência do texto, a identificação do assunto se dá a partir do reconhecimento de parte delas. Você só quer delinear os contornos do assunto nesse momento e não compreender em profundidade para isso teremos a segunda leitura.

Como toda técnica, deve ser algo aprimorado com treino e prática. Portanto, nas primeiras vezes que for realizado este sobrevoo, se alguma ideia do texto não ficar muito clara, não se preocupe! Siga as demais fases da leitura da prova, compreenda as possibilidades que esse pequeno sobrevoo podem trazer a longo prazo e faça sua prova decolar.

 

William Douglas 


PESQUISA DE CONCURSOS