Pegue uma nova folha, em branco, e escreva seus objetivos a curto, médio e longo prazos. Ao finalizar compare os objetivos de quando começou sua preparação com os de agora. Veja se eles mudaram, evoluíram ou involuíram e responda às perguntas: O que conquistou até agora? Quanto pagou do preço pela aprovação até agora? Quais pontos acha que deveria reforçar? Você deveria mudar alguma coisa? Não se cobre resultados ou se angustie, esse é o momento de se situar.
Avalie a motivação de seus objetivos, lembre-se que a inveja ou a competição não são motivações que constroem. Elas podem, inclusive, prejudicar a sua preparação por aumentar a tensão e a responsabilidade em ser aprovado.
Faça uma avaliação do rendimento dos seus estudos. Você está conseguindo compreender e fixar o conteúdo? Está conseguindo progredir nas leituras? Lembre-se de que não são as horas de estudo que contam, mas o rendimento que elas trazem para você. Voltando de um período de descanso com a cabeça um pouco mais tranquila, reveja seu quadro horário e seu plano de estudos. Tire o maior proveito possível desse período de baixa ansiedade e se dedique às matérias em que tinha mais dificuldade.
Arrumando a casa
Com o olhar mais descansado, olhe em volta e analise seu ambiente de estudo. Os livros e apostilas estão acessíveis, sem tirar seu espaço na mesa? A iluminação está suficiente? A cadeira é ergonômica? O monitor e o teclado estão em alturas adequadas? O ambiente é tranquilo? Tudo isso influencia diretamente em sua preparação, avalie esses itens antes de reiniciar sua preparação. Às vezes estudar em uma biblioteca pode dar um pouco mais de trabalho, mas irá resolver seu problema com o barulho da obra ou da escola ao lado.Não deixe para depois o que pode fazer agora. Aproveite que descansou durante o feriadão para organizar sua rotina de estudos. A maneira mais segura de conquistar sua vaga é estudar com qualidade. Agarre-se nesse fôlego e estude com intensidade, afinal, como diz o mantra: “A dor é temporária, o cargo é para sempre!” Se você aproveitou esse período para estudar pesado, como muitos concurseiros, lembre-se de investir em simulados e não se esqueça de fazer provas anteriores, é um excelente treino e só vai ajudar.