Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Como formigas

21/07/2017 19:29 | Atualização: 25/07/2017 10:51

William Douglas

Giphy.com
As formigas constituem uma sociedade complexa e bem-sucedida, mas, muitas vezes, passam despercebidas para a maioria, salvo quando atacam o pote de açúcar. Dentre as características que tornam esse sucesso possível estão: não fugirem do trabalho, trabalhar com propósito, serem organizadas, terem iniciativa, não desperdiçarem recursos, trabalharem em equipe, administrarem o tempo, não adiarem o trabalho e desfrutarem o resultado de todo o seu trabalho duro.


Essas qualidades, presentes na natureza das formigas, são desejáveis e até mesmo esperadas de quem está se preparando para concursos. Começando com ter uma meta. As formigas vivem com um propósito: juntar alimento. O concurseiro também deve ser motivado por um objetivo, quer seja passar no concurso para auxiliar sua família ou assegurar sua estabilidade para que possa alçar voos mais altos. Sem um objetivo claro o Concurseiro acaba se perdendo no meio do caminho.

Outra importante lição das formigas é não fugir da responsabilidade. No caso do concurseiro, não fugir do estudo, não deixar a organização de lado, não bobear com a administrar o tempo, ter iniciativa de procurar por estratégias e métodos de estudo, adquirir livros, apostilas e materiais que ajudem na tarefa. Essas são algumas das responsabilidades que quem se prepara para concursos deve ser capaz de enfrentar e não fugir.

Mas, para obter sucesso nos concursos não basta organização e investimento em materiais e cursos. É importante investimento pessoal e isso se dá na renúncia de algumas horas de sono, de lazer, de convívio social e, até mesmo, familiar. Para ter sucesso é necessário, foco, objetivo e iniciativa. Não perca tempo com dúvidas e aflição, não adie suas tarefas e nem desista no meio do caminho. A trajetória pode ser longa, mas é recompensadora.

Terminar o que começou é outra importante lição para o concurseiro. Muitos desistem no meio do caminho especialmente diante de notícias de suspensões, adiamentos e cancelamentos. Costumo dizer que quem não desiste está muito mais perto da aprovação.

Outro elemento que os concurseiros subestimam é o trabalho em equipe. Estudar em grupo, dar aulas para amigos e procurar se cercar de pessoas com o mesmo objetivo que você é receita para o sucesso em sua empreitada.

Todos os dias enfrentamos problemas, obstáculos, cobranças, pressão e desânimo. Ao passar por momentos como esse, pense em como agiriam as formigas e continue trilhando o caminho para sua aprovação.

PESQUISA DE CONCURSOS