Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Planejamento autoriza nomeação de 1.149 cargos em seis órgãos

As nomeações são para o Exército, Comaer, Cade, AGU, PRF e Mapa

08/09/2014 11:58 | Atualização: 08/09/2014 12:15

Do CorreioWeb

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) publicou no Diário Oficial da União (seção 1, págs. 55 e 56), desta segunda-feira (8/9), autorização para nomeação de 1.149 cargos em seis órgãos públicos.

Adauto CruzCBD.A Press
Para o Comando do Exército, foi autorizada a nomeação de sete professores de magistério superior – referente ao concurso realizado em 2012. O Comando da Aeronáutica (Comaer) foi autorizado a nomear 44 controladores de tráfego aéreo – concurso realizado em 2012. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pode nomear 26 aprovados no total, nas especialidades de analista técnico-administrativo (5), bibliotecário (1), contador (1), economista (1) e agente administrativo (18) – concurso de 2013.

A Advocacia-Geral da União (AGU) foi autorizada a prover 60 cargos, nas especialidades de analista técnico-administrativo (34), analista de sistemas (10), bibliotecário (3), técnico em comunicação social (3) e técnico em contabilidade (10) – concurso de 2014. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), por sua vez, foi autorizada a nomear 216 agentes administrativos – concurso de 2013.

O órgão que recebeu autorização para o maior número de cargos foi o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com 796 – o concurso foi realizado em 2013. Do total de postos, 422 são destinados à reposição de pessoal e os 374 restantes à substituição de funcionários terceirizados. As funções referentes à reposição de pessoal são as de fiscal federal agropecuário, agente de atividades agropecuárias, agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal, administrador, agente administrativo, bibliotecário, contador, economista, engenheiro, geógrafo, psicólogo e técnico de contabilidade. Para substituição de funcionários terceirizados, os cargos são: fiscal federal agropecuário, auxiliar de laboratório, técnico de laboratório e agente administrativo.

Ed AlvesCBD.A Press
Saiba mais

O CorreioWeb recebeu reclamações de candidatos que alegam estar esperando há meses pela nomeação, em órgãos como o Banco Central, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR); Ministério da Fazenda (MF); e o Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior (Mdic).

Na última sexta-feira (5/8), o Planejamento finalmente autorizou o provimento dos 450 primeiros colocados no último concurso do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Nesta segunda (8/9), os aprovados já foram nomeados.

Para pressionar as convocações, na última quarta-feira (3/9), aprovados no concurso do Banco Central acamparam em frente à sede do órgão, em Brasília. A assessoria de imprensa do banco informou que solicitou autorização para nomear 750 servidores, mas o MPOG autorizou o provimento de apenas 250 aprovados.

PESQUISA DE CONCURSOS