Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Pelo menos 26 órgãos públicos precisam atualizar seus quadros

Concursos dos Correios, INSS e IBGE são os mais aguardados

14/10/2014 09:16 | Atualização: 14/10/2014 09:44

Célia Perrone

Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

Quem sonha com uma vaga no serviço público deve ficar atento, pelo menos 26 órgãos públicos federais, estaduais e municipais precisam atualizar seus quadros e devem engordar as possibilidades dos interessados. Atualmente, existem 17,5 mil oportunidades em concursos já abertos, alguns com prazo de inscrição encerrando esta semana.

Entre as seleções mais esperadas e que ainda não têm edital aprovado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) estão a para os Correios, com 9 mil postos em disputa; a do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com 4.730; e a do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com 1,5 mil.

A expectativa é de que o Mpog se pronuncie oficialmente a respeito do novo concurso do INSS até o fim deste ano. Mas ainda não há definição sobre quantas vagas serão efetivamente liberadas para o órgão. No pedido feito ao ministério, a maioria das oportunidades (2 mil) se destina ao cargo de técnico do seguro social (nível médio), enquanto as demais, quando aprovadas, serão para médico perito (1.150) e para analista do seguro social (1.580).

No IBGE, a maior parte das vagas devem ser para a carreira de técnico em informações geográficas e estatísticas, com mais de mil vagas de nível intermediário, as demais chances serão para os postos de analista e tecnologista. Mesmo se o concurso for autorizado ainda este ano, a realização do processo seletivo ficará para 2015.

Nos Correios, a única informação disponível é de que existirão oportunidades para preenchimento imediato e de cadastro reserva. De acordo com a assessoria da empresa, o novo edital abrirá milhares de vagas, mas todas as definições necessárias (cargos, lotação, quantitativo e demais regras) ainda estão em aberto.


Fique de olho


Vários concursos encerram inscrições este mês


Órgão              Vagas                  Salários            Prazo de inscrição

 

IFPR                  128               1,6mil a 3,3mil           até hoje

UnB                     2                     8,3 mil                  até hoje

Marinha              77                não informado          até sexta-feira
Petrobras            663               3,4 mil a 8 mil              20/10
TJDFT                 104                    22,8 mil                  24/10
CRC/DF                8                1,4 mil a 2,1 mil            25/10
Polícia Federal     600                     7,5 mil                   26/10
HFA                     37               não informado               26/10


PESQUISA DE CONCURSOS