Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Candidatos da Sesipe/DF e aprovados na SES/DF fazem manifestação em frente ao Buriti

A via ficou interditada por uma hora, mas, após negociação, foi completamente liberada

02/07/2015 12:22 | Atualização: 02/07/2015 16:04

Sílvia Mendonça/ Lorena Pacheco /

Leonardo Allan/Sindpen-DF
Cerca de 250 candidatos de concursos do DF fizeram uma manifestação, na manhã desta quinta-feira (2/7), em frente ao Palácio do Buriti. De acordo com a Polícia Militar, a via ficou interditada por uma hora, mas, após negociação, foi completamente liberada.

Os candidatos participam dos concursos da Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal (Sesipe/DF) e da Secretaria de Saúde do DF (SES/DF). Os primeiros pedem a divulgação do resultado da prova, além da elaboração de um cronograma por parte da banca organizadora, a Fundação Universa. Já os aprovados na seleção da SES/DF reivindicam nomeações imediatas, pois a validade do processo seletivo, aberto em 2011, vence em setembro deste ano.

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do DF (Sindpen/DF), Leandro Allan, contou ao CorreioWeb que o deficit de pessoal do órgão é alto e preocupa os atuais servidores. “Precisamos logo de novos agentes. O número de internos nas unidades prisionais aumenta a cada mês e temos pouco pessoal para lidar com a demanda. O medo de ocorrer uma rebelião prisional é grande”, alerta.

Ana Dubeux/CB/D.A. Press
A prova do concurso para agente de atividades penitenciárias foi realizada há dois meses, mas, até hoje, não teve o resultado final divulgado. A superintendente da Fundação Universa, Eliane Martins, confirmou que o documento foi enviado, novamente, à Secretaria de Gestão Administrativa e Desburocratização (Segad), após a correção de erros nos dados cadastrais dos candidatos.

Ainda de acordo com a superintendente, o resultado preliminar da prova objetiva do concurso deve ser publicado nesta sexta-feira (3/7), no Diário Oficial do DF. Eliane também adiantou que a elaboração de um cronograma completo será a próxima prioridade da banca, mas ressaltou que todos os prazos estão dentro da normalidade e legalidade.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) para saber se, realmente, não há agentes penitenciários suficientes em exercício, mas ela não se manifestou sobre a questão. O órgão informou, apenas, que atualmente 1.655 servidores, das mais diversas carreiras, atuam no sistema penitenciário do DF. Ressaltou ainda que, além deste número, o quadro de pessoal conta com outros profissionais das áreas de saúde e educação.

Questionada sobre o concurso para área de saúde do DF, a Segad afirmou que há diversos editais normativos vigentes para a pasta. Segundo a assessoria, nos editais de 2011 e 2012 estavam previstas 1.570 vagas, além de cadastro reserva, e foram chamados, até o momento, o triplo das oportunidades previstas - um total de 4.659 candidatos.

PESQUISA DE CONCURSOS