Francelino conta que a ideia surgiu durante uma aula comum em um cursinho da cidade. “Lembro que comentei: ‘Cara, que sol! Ah, se eu pudesse dar aula no bar...’ Na mesma hora os alunos acharam a proposta legal”. O professor então estudou a possibilidade com mais entusiasmo e viu que era possível. A ideia de realizar a aula na semana mais tensa da vida de um concurseiro, em vez de em um período mais tranquilo, veio da observação do comportamento dos alunos nesta época. “Essa reta final é muito estressante para o candidato. Já vi aluno chorar porque errou uma única questão na semana da prova e começou a duvidar de sua capacidade”, recorda.
Saiba Mais
O soldado Marcus Costa, 32 anos, foi a uma Aula de Bar na semana anterior à prova que o classificou no atual cargo da Polícia Militar do DF. “Essa fase já não é mais de estudar, mas revisar. E fazer isso em um ambiente diferente ajuda muito, afasta a monotonia e a chatice da sala de aula convencional”, opina. Deborah Granatto, 30 anos, também participou de outra Aula de Bar e foi aprovada no concurso da Secretaria de Saúde do DF, nos cargos de técnica de enfermagem e enfermeira. Na época, até o marido da servidora passou para conferir o evento e aprovou a atmosfera. Ela se dedicou durante um ano, em tempo integral, para o concurso e reforça: “A pressão que sentimos na semana final é absurda. Poder ir a um bar, sem tirar o foco, é claro, foi uma ótima ideia para manter a mente calma com relação à prova”.
Até o hoje, foram realizadas 22 Aulas de Bar. A última foi voltada para o concurso de agente penitenciário, da Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal (Sesipe/DF). Atualmente, as aulas ocorrem no bar Sossega Madalena, em Taguatinga. Geralmente, elas são agendadas assim que um edital de concurso do DF é lançado e prevê a data de aplicação da prova. O candidato pode comprar o ingresso a R$ 30, além da doação de 1 kg de alimento não perecível – doado para a Associação Brasileira de Assistência a Pessoas com Câncer (Abrapec). Na entrada do bar, o candidato recebe o material de estudo e pode aproveitar a noite.