Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

publicidade

Vagas no Judiciário chamam atenção com ótimos salários e expediente menor

Mas opções são diversificadas e seleção para o INSS deve registrar grande número de interessados

24/08/2015 09:50 | Atualização: 24/08/2015 09:53

Vera Batista

Maure/CB/D. A Press
As carreiras das áreas jurídicas e de segurança pública estão entre as que mais atraem a atenção dos concurseiros. Além dos salários elevados, despertam o apetite o expediente de apenas seis horas e os benefícios sociais (auxílios-alimentação, creche ou moradia e plano de saúde) robustos. Estão na lista os cargos de juízes, procuradores, defensores públicos, policiais federais, policiais rodoviários, advogados da União, gestores e analistas. “São funções que dão status e oferecem boa remuneração”, diz Maria Thereza Sombra, diretora-executiva da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos Públicos (Anpac).

Apesar das preferências, os interessados em entrar para o setor público não desperdiçam oportunidades, que, no governo federal, vêm saindo a conta-gotas, devido ao arrocho fiscal. Até os primeiros cinco meses do ano, quase nenhum concurso foi liberado. As torneiras só foram abertas em meados de junho, depois de muita pressão sobre o Ministério do Planejamento. “Hoje em dia, o estudo é dirigido para carreiras com similaridades. As pessoas aproveitam o que está disponível como primeiro passo”, explica Thereza. “O importante é conseguir uma vaga. Depois, foca-se no cargo dos sonhos.”

No momento, os cursos preparatórios estão cheios de alunos focados em seleções para a Advocacia-Geral da União (AGU), as agências reguladores, os ministérios do Planejamento e da Fazenda, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tesouro Nacional, a Receita Federal, o Exército, a Marinha, a Aeronáutica e, especialmente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “O índice de aposentadoria nesses órgãos tende a crescer”, assinala a diretora da Anpac.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

PESQUISA DE CONCURSOS